Variedades

Páginas: 7 (1559 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
A REVELAÇÃO PÚBLICA DE DANIELA
Ao anunciar a união com uma jornalista de televisão, a quem chama de esposa, a cantora baiana Daniela Mercury tornou obrigatória a discussão sobre o casamento gay no Brasil.
“s

eja o que Deus quiser, Malu.” Daniela Mercury olhou para sua companheira, em um quarto de hotel de Lisboa, onde esteve na semana passada para uma série de shows, tocou no íconecompartilhar do Instagram e pôs no ar uma colagem de fotos dela com a jornalista Malu Verçosa, editora na TV Bahia, afiliada da Globo. No cabeçalho, escreveu a frase que provocaria mais de 17 000 reações de “curtir” coladas à revelação: “Malu agora é minha esposa, minha família, minha inspiração pra cantar”. E o Brasil inteiro ficou sabendo que ela saíra do armário, como se diz no jargão popular paradefinir a pessoa que assume sua homossexualidade, e que decidira trocar alianças — mas ainda não assinar papeis no cartório — com a namorada recente, de apenas dois meses (na cronometragem oficial, descontando o período de segredo). Houve estardalhaço — saiu no Jornal Nacional. Daniela — mãe de dois filhos já adultos, do primeiro casamento, e de outros três adotados, do segundo, ambos relaçõesconvencionais — nunca admitira sua orientação sexual. Seja o que Deus quiser, portanto.
Mas Deus vai querer? Se depender da hierarquia das igrejas que falam em nome Dele, a resposta será um sonoro “não” dos lideres evangélicos brasileiros um “sim” enfático dos anglicanos e um “sim” condicional dos católicos. “Se Deus, na criação, correu o risco de nos fazer livres, quem sou pra me meter?”, foi a reaçãodo jesuíta Mario Bergoglio, o papa Francisco, sobre o casamento gay em seu dialogo com rabino Abraham Skorka. Bergoglio elabora sua resposta e diz que o papel do pastor é alertar o fiel para os perigos de pecar e nunca induzi-lo a determinado tipo de ação na vida privada. Mas, pelo menos até que ele a convoque para um acerto de contas, Daniela tem pouco com que se preocupar com as repercussõesreligiosas de seu anuncio. O casamento gay tem hoje mais implicações de ordem prática do que de consciência.
Depois do anuncio, Daniela divulgou uma nota na qual citou o deputado Marco Feliciano (PSC-SP), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Escreveu a cantora: “Numa época em que temos um Feliciano desrespeitando os direitos humanos, grito meu amor aos sete ventos. Quem sabe hajaalguma lucidez no Congresso Brasileiro”. Ao misturar seu relacionamento com a política, Daniela prestou um desserviço ao mesmo tempo ao romantismo e à sua seriedade de propósitos. O presidente do STF, Joaquim Barbosa, ajudou a pôr a questão em sua real perspectiva durante uma palestra na UNB: “É simples: o deputado Marco Feliciano foi eleito pelos seus pares para assumir determinado cargo dentro doCongresso Nacional. Perfeito. Afora, a sociedade tem direito de se exprimir contrariamente à presença dele nesse cargo. Isso é democracia”.
É natural e positivo que as instituições tratem as mudanças comportamentais radicais com cautela devida. É natural e positivo também que as pessoas possam ter tempo para se acostumar com esses novos ordenamentos sociais e avanços comportamentais. É assim queas mudanças se legitimam, superando a intolerância, que se dilui com o tempo em formas cada vez mais brandas de rejeição até se tornarem invisíveis. Confrontada com a questão do casamento gay, a Suprema Corte dos EUA optou pela cautela. Pediu mais tempo para que juízes avaliem todas as repercussões de um cada vez mais provável reconhecimento legal de uma situação de fato.
No Brasil, o STFreconheceu a união estável gay em 2011. A partir de então, parceiros do mesmo sexo numa relação continua e duradoura, com objetivo principal de construir família, podem receber herança em caso de morte de um dos dois, receber pensão alimentícia, optar pela comunhão parcial de bens, e também adotar crianças. Em seis estados brasileiros (Alagoas, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo) os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • VARIEDADE
  • variedades
  • variedades
  • Variedades
  • Variedades
  • Variedades
  • variedades
  • variedades

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!