Psicologa

Páginas: 52 (12959 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
www.psicologia.com.pt

ENTREVISTA PSICOLÓGICA - O CAMINHO PARA ACEDER AO OUTRO
Trabalho de Licenciatura / Monografia (2005)

Maria de Fátima Oliveira Licenciada em Psicologia da Saúde Universidade Lusíada do Porto - Departamento de Psicologia fa.oliveira@clix.pt

RESUMO

A entrevista é a técnica que permite o acesso às representações mais pessoais dos sujeitos: história, conflitos,representações, crenças, sonhos, fantasmas, acontecimentos vividos, etc. É um instrumento insubstituível no domínio das ciências humanas e ainda no domínio da Psicologia, em que há que tentar compreender a origem de diferentes psicopatologias. Com efeito, só o paciente nos pode dizer “onde” e “como” sofre; há portanto, que escutá-lo. Descrevemos a entrevista segundo os vários modelos teóricosvigentes, e é unânime entre todas as correntes, que a entrevista é uma “conversa“ profunda entre duas pessoas num contexto especifico. A eficácia de qualquer tratamento ou procedimento psicológico está directamente relacionada com a qualidade da entrevista. Sugerimos um modelo de entrevista e na última parte do presente estudo, enfatizamos os fenómenos do campo relacional que se processam durantequalquer tipo de entrevista. A entrevista é uma técnica sui generis, que nos permite aceder ao mundo privado de outro ser humano. A entrevista é o meio pela qual o entrevistador tenta perceber e sentir o Outro.

Palavras-chave: Entrevista, entrevista psicológica, entrevistador

Maria de Fátima Oliveira

1

www.psicologia.com.pt

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA ENTREVISTA PSICOLÓGICA

Aentrevista é uma técnica de investigação científica em psicologia, sendo um instrumento fundamental do método clínico.

Bleger (1987) diz a “entrevista psicológica é uma relação, com características particulares, que se estabelece entre duas ou mais pessoas. O específico ou particular dessa relação reside em que um dos integrantes é um técnico da psicologia que deve actuar nesse papel, e o outro ou osoutros, necessitam de sua intervenção técnica. Porém, isso é um ponto fundamental, o técnico não só utiliza em entrevista seus conhecimentos psicológicos para aplicá-los ao entrevistado, como também esta aplicação se produz precisamente através de seu próprio comportamento no decorrer da entrevista. Para sublinhar o aspecto fundamental da entrevista poder-se-ia dizer, de outra maneira, que elaconsiste em uma relação humana na qual um dos integrantes deve procurar saber o que está acontecendo e deve actuar segundo esse conhecimento. A realização dos objetivos possíveis da entrevista (investigação, diagnóstico, orientação, etc.) depende desse saber e da actuação e acordo com esse saber” (Bleger, 1987, p.12).

Modelo médico: a entrevista psiquiátrica

Do ponto de vista histórico é aPhilippe Pinel (1745-1824) que se deve o nascimento de uma psiquiatria clínica. Muito imbuído das tradições medico-filosoficas, ele soube integrar no mundo asilar uma abordagem humanista que se traduziu pela supressão das correntes dos doentes mentais e pela proposta de “conversar” com aqueles que eram chamados “loucos”. Foi uma ideia revolucionária para a época e levou a uma mudança na concepçãoque se tinha da loucura.

Procedimento e objectivos da entrevista psiquiátrica A entrevista psiquiátrica está hoje muito impregnada de tradição médica, o que orienta de forma particular a sua natureza, os seus objectivos e as suas modalidades (Bernard Pachoud, 1998). Tem por objectivos:

Identificar as perturbações psicopatologias: é a fase diagnostica Determinar a conduta a seguir: é a faseterapêutica
Maria de Fátima Oliveira

2

www.psicologia.com.pt

Entrevista clínica psiquiátrica e entrevista clínica psicológica Surgem pelo menos duas diferenças essenciais entre a entrevista clínica utilizada em psiquiatria e em psicologia, sendo as duas abordagens, no entanto, complementares e necessárias:

O psiquiatra baseia-se em elementos clínicos aparentes para estabelecer um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologa
  • psicologa
  • psicologa
  • Psicóloga
  • Psicologa
  • Psicóloga
  • Psicóloga
  • Psicóloga

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!