patologias nas estruturas de concreto

Páginas: 21 (5137 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014



























1 Introdução
A estrutura está sujeita a alterações, ao longo do tempo, em função de diversos fatores existentes no ambiente, essas interações resultam anomalias que podem comprometer seu desempenho estrutural e provocando efeitos estéticos indesejáveis.
Quando o desempenho da estrutura é ameaçado ou comprometido, a anomalia e consideradauma doença ou enfermidade, Sendo doença falta de saúde, essas patologias podem ser entendidas como a capacidade das estruturas não desempenharem as funções para as quais foram idealizadas.
As enfermidades podem ser congênitas (nascem com a estrutura) ou adquiridas ao longo de sua vida, devido à ação direta de inúmeros agentes externos (incluindo usuários) ou fenômenos físicos (choques, terremotos,incêndios, enchentes, explosões, recalques, variações de temperatura, etc.).
Para que uma enfermidade seja perfeita e completamente entendida (diagnosticada), é necessário que se conheça suas formas de manifestação (sintomas), os processos de surgimento (mecanismos), os agentes causadores e as origens desses processos.
Inicialmente, a preocupação na construção civil era voltada para estruturasde concreto e mais recentemente para a pesquisa de materiais, acessórios e de acabamento. Uma vez que, em média, 5% do custo total de uma obra são destinados a manutenção pós-obra, de acordo com informações pesquisadas em três grandes construtoras.









2 Patologia
Segundo Azeredo (1987), patologia é a parte da engenharia que estuda as causas, origens e natureza dos defeitos efalhas que surgem num edifício. Após sua manifestação, dependendo da gravidade do caso, a patologia pode migrar para a lesão, que é a consequência final.
Entende se como patologia todas as manifestações de defeitos no ciclo de vida de uma estrutura, que venha prejudicar o desempenho esperando da edificação e ou suas partes (subsistemas, elementos e componentes).
3 Classes da agressividade nasestruturas de concreto
Segundo norma NBR 6118:2003, que determina requisitos de projeto de estruturas de concreto, existem quatro classes de agressividade ambiental (CAA), que vão de ambientes menos agressivos para locais com agressividade muito alta, em uma escala de I a IV. São esses graus de agressividade que irão determinar, por exemplo, qual a classe de concreto a ser utilizada, a relaçãoágua–cimento adotada, o cobrimento nominal, além de exigências relativas à fissuração.



4 Causas da patologia
Ao se analisar uma estrutura danificada é necessário entender o motivo da patologia, buscando descobrir as causas, antes de diagnosticar e reparar a estrutura, para que a mesma não volte a se deteriorar. As causas responsáveis pelos diversos processos de deterioração das estruturas variamentre:
Causas Mecânicas: Abalos sísmicos, alterações no terreno, sobrecarga na estrutura.
Causas Biológicas: Micro-organismos (Fungos, bactérias), algas, solos e água contaminada.
Causas Químicas: Carbonatação, maresia, chuva ácida, corrosão, ataques de sulfatos; ataque de ácidos; águas brandas e resíduos industriais (cloretos);
Causas Físicas: Ação do sal do mar, poluição do ar, água naestrutura, variação de temperatura, umidade relativa do ar, radiação solar incidente, chuva, escolha errada do material, incorreto dimensionamento.


Os estudos dessa causas tem sido matéria em constante evolução e mais recentemente surgiram duas classificações devido ao agrupamento dessas causas:
4.1 Causas Intrínsecas
São os processos de deterioração das estruturas de concreto que são estãoligados às próprias estruturas (entendidas como elementos físicos), ou seja, toda originada nos materiais e peças estruturais durante as fases de execução e/ou de utilização das obras, por falhas humanas, por má qualidade do material e por ações externas, inclusive acidentes.
Quadro de causas intrínsecas as processos de deterioração das estruturas de concreto

Souza, Vicente Custódio de, 1948 -...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PATOLOGIAS EM ESTRUTURAS DE CONCRETO
  • PRINCIPAIS PATOLOGIAS DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO
  • PATOLOGIA, RECUPERAÇÃO E REFORÇO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO
  • tcc patologia em estruturas de concreto armado
  • PATOLOGIA, RECUPERAÇÃO E REPARO DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO
  • Patologia do Concreto
  • Patologias concreto
  • Patologias de concreto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!