60094 Vf2

6056 palavras 25 páginas
Estudo das patologias em estruturas de concreto provenientes de erros em ensaios e em procedimentos executivos
Eveline Manosso Janik Brik (UEPG) E-mail: eve.brik@hotmail.com
Luciana dos Passos Moreira (UEPG) E-mail: lu.moreira@outlook.com
José Adelino Krüger (UEPG) E-mail: jakruger@uepg.br
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo estudar as patologias ocorrentes nas estruturas de concreto, visando determinar as principais causas e ocorrências de patologias nestas estruturas, especificando as maneiras de identificá-las e corrigi-las, sempre tendo como base as normas de concreto, para determinar os métodos corretos de concretagem e os ensaios necessários para se obter uma garantia do produto final na obra, além de relacioná-las a erros em procedimentos executivos. O concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil, e principalmente nas peças estruturais, por isso determinar as principais causas das patologias é uma maneira viável e econômica de preveni-las em futuras edificações, pois a prevenção e a manutenção são as formas mais eficazes contra a ocorrência de patologias nas peças estruturais.
Palavras-chave: Patologias, Concreto, Peças estruturais.

1. Introdução
O concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil, seja em elementos estruturais ou apenas em elementos de revestimento. Sendo os elementos estruturais os principais elementos em uma construção, visando a segurança da edificação, procurou-se estudar as patologias nas estruturas de concreto, tendo em vista identificar as principais causas e maneiras de recuperação.
O estudo e o conhecimento sobre patologias traz a possibilidade de evitá-las e com isso proporciona maneiras de garantir estruturas de concreto com maior vida útil e resistência à degradação das peças, além de ser uma forma de economizar recursos, pois a prevenção é a melhor maneira de se evitar as patologias e gastar menos. Quando é necessário fazer recuperações das peças o gasto é muito maior se comparado com

Relacionados