TRABALHO COMPLETO

Páginas: 20 (4948 palavras) Publicado: 25 de março de 2015



UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA



ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO CIVIL





INJEÇÃO DE RESINAS EM ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO E O AÇO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
















FABIANO ROQUE DE SOUZA
FERNANDA SÁ DE QUEIROZ
GERALDO DA SILVA SILVEIRA
JAMERSON FREITAS DE SOUZA




118_CSN/1-N2

SÃO GONÇALO, R/J
2013







RESUMO


Este estudo tem por objetivo apresentar uma revisãobibliográfica sobre a injeção de resinas para a recuperação de estruturas de concreto. A tecnologia de injeção de resinas na recuperação de estruturas de concreto tem sido uma ferramenta para os profissionais da engenharia devido a sua facilidade de adequação as condições da obra e eficiência para sanar estas patologias. A necessidade de se conhecer as causas do aparecimento das patologias ainda não tem sido ofoco principal dos estudos aqui pesquisados, mas é fundamental para se tratar as condições desejadas desde o projeto da obra. Os sistemas de recuperação podem ser rígidos ou flexíveis e as resinas mais comuns, utilizadas nestes processos são: resina de poliuretano, resina epóxi, gel de acrílico e micro cimento, cada uma delas apresentando características específicas a serem utilizadas para arecuperação dos mais diversos tipos de anomalias e condições da obra. Mesmo que não haja a atuação na causa raiz do problema das patologias é importante salientar que existem condições de recuperação de muitas destas patologias com o uso de injeção de resinas.


Palavras chave:
Estruturas de concreto; patologias; injeção de resinas e o aço na construção civil














LISTA DE TABELASTabela 1 – Índices de patologias em estruturas de concreto armado no Brasil.

Tabela 2 – Causas da deterioração das estruturas de concreto armado.




LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS



ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas

ACI American Concrete Institute



IBRACON Instituto Brasileiro do Concreto



Os autores Helene e Figueiredo (2001, p. 18) salientam a necessidade de se conceituar alinguagem patologia: “Patologia pode ser entendida como a parte da Engenharia que estuda os sintomas, os mecanismos, as causas e as origens dos defeitos das construções civis, ou seja, é o estudo das partes que compõem o diagnóstico do problema.”
Ainda, muito bem comentado por Helene e Figueiredo (2001), salientam sobre a importância da “terapia” e dos estudos para que se conheçam asverdadeiras causas da patologia e analisar as possíveis intervenções




SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

OBJETIVO GERAL
Objetivos específicos
METODOLOGIA
REFERENCIAL TEÓRICO
As estruturas de concreto armado
Os materiais para produção de concretos armado
A degradação do concreto
As patologias do concreto
A avaliação das patologias
As formas de recuperação das patologias com o uso de resinas
EstruturaSelamento
Impermeabilização
As resinas para manutenção de estruturas de concreto
Os procedimentos de preparo
A eficiência deste processo
A RECUPERAÇÃO DO CONCRETO NA PRÁTICA
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS















INTRODUÇÃO:

Ultimamente, são muitos os avanços encontrados na tecnologia dos materiais utilizados na construção civil e também para os reparos necessários quando da ocorrência de trincas,fissuras e outros danos ocorridos nas estruturas de concreto.
O concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil; estima-se que o consumo mundial do concreto seja da ordem de 5,5 bilhões de toneladas por ano.
Atualmente, encontramo-nos numa etapa de desenvolvimento da tecnologia do concreto na qual não só o proporcionamento dos materiais e suas propriedades são estudados, masonde a própria utilização de materiais até então não presentes nas fases constituintes de concretos tradicionais (cimento, agregados e água) são utilizados. É a fase do aparecimento de aditivos responsáveis pela melhoria de alguma propriedade do concreto (superfluidificantes, plastificantes, aceleradores, etc.), de novos materiais que substituem alguma fase tradicional (resinas que podem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalhos completos
  • TRABALHO COMPLETO
  • Trabalho completo
  • Trabalhos Completos
  • TRABALHO COMPLETO
  • Trabalhos completos
  • Trabalho completo
  • Trabalho Completo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!