Parelheiros

Páginas: 16 (3943 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
PARELHEIROS – Segundo Unidades de Informações Territorializadas (UITs)

Unidades de Informações Territorializadas
Com metodologia desenvolvida pela Emplasa, as Unidades de Informações Territorializadas (UITs) correspondem a polígonos territoriais delimitados com base nas características funcionais e urbanas predominantes em cada município. São compatíveis com as unidades censitárias e outroscompartimentos territoriais adotados no âmbito dos planejamentos estadual e municipal, tais como: Zonas OD, zoneamento municipal, abairramento, distritos e demais unidades de planejamento e informação. Estágio atual – Estas Unidades já foram delimitadas para as Regiões Metropolitanas de Campinas e Baixada Santista, Região do Grande ABC e Município de São Paulo (os demais municípios da RMSPencontram-se em elaboração).

Critérios para Identificação e Delimitação das UITs
• • • • • • • • • Usos e padrões de ocupação territorial predominantes. Aspectos construtivos das edificações. Localização de áreas ou edificações expressivas dos usos industrial, comercial, serviços públicos e privados e agropecuária. Presença de equipamentos urbanos de porte significativo. Funcionalidade urbana ourural das áreas. Malha viária e corredores comerciais. Polos geradores de tráfego. Aspectos ambientais. Características socioeconômicas.

DISTRITO PARELHEIROS Considerado o cinturão agrícola da cidade, todo o distrito de Parelheiros é uma macro zona de Proteção Ambiental com um potencial econômico sustentável, formado de áreas de uso predominantemente rural, sob proteção especial paraconservação e recuperação (enclaves urbanos em mananciais).

Jaceguava

Casa Grande

Jussara

Itaim

Centro Colonia Alemã Lagoa Grande Encruzilhada Área Tombada Aldeia Aldeia

Parque da Barragem

Reserva PNC

Largo Santa Cecília

Situado no extremo sul do município o distrito é estratégico para a vida da cidade de São Paulo. É Patrimônio Ambiental da metrópole paulista. São 360 km2,representa 24% do território do município. A rede hidrográfica alimenta as duas represas vitais que fornecem cerca de 30% da água da cidade. É cortado por uma linha ferroviária de escoamento da produção agrícola ao porto de Santos e um ramal suburbano desativado que chega até Evangelista de Souza. Ali, tombada pelo CONDEPHAAT (Res. SC 60 de 20.08.2003), está a notória Cratera Colônia, marco geológicoproduzido por meteorito, ocupada por cerca de 40 mil pessoas, loteamentos irregulares, um presídio estadual e área agrícola tradicional. Em Parelheiros também estão duas aldeias indígenas: a Pyau (Kurukutu) e a Tenondè Porã (Morro da Saudade), além de um grupo Guarani, com cerca de mil pessoas que moram na estrada da Barragem. O distrito experimentou uma exponencial taxa de crescimento demográfico:saltou de 61.586 habitantes (Censo 91) para 111 240 habitantes (Censo 2000), um aumento de 80% na sua população, que inviabiliza qualquer tipo de planejamento municipal. A Fundação Seade estima em 136 mil pessoas morando na região – mais 20% que o Censo de 2000 – sendo 60% na zona rural. Segundo o Censo Demográfico do IBGE de 2000, a população total do Distrito de Parelheiros somava 102 836pessoas, que se distribuíam em 26 259 domicílios em uma área de 152,367 km2. Estes dados resultam em uma densidade de 675 hab./km². Segundo dados da Rais 2005, o total de empregos do distrito somava 3 197, assim distribuídos: 911 ou 28,50% na indústria, 1 422 ou 44,48% no setor de serviços e 864 ou 27,03% no comércio. Esse montante de empregos corresponde a 0,12% do total municipal.

1 PRINCIPAIS VIASDE ACESSO: Avenidas: Senador Teotônio Vilela, do Jaceguava, Sadamu Inoue, Estradas: da Colônia, Engenheiro Marsilac e Rodovia dos Imigrantes.

2 SUBPREFEITURA: Parelheiros.

3 LIMITES REFERENCIAIS: Norte: Represa Guarapiranga, Rio sem nome, até Ferrovia. Sul: Rio sem nome, linha de transmissão (Distrito de Marsilac). Leste: Represa da Guarapiranga, Rio sem nome, Ferrovia, Rio sem nome,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Parelheiros
  • Parelheiros
  • Malaria Em Parelheiros
  • Parelheiros
  • Urbanização Parelheiros
  • Substituição do sistema convencional de produção de frutas, verduras e legumes para o orgânico sensibilização dos...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!