Turismo e as crises economicas mundias

Páginas: 17 (4112 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Introdução
Com o conhecimentos básicos do turismo e as crises económicas internacionais, já torna fácil perceber qual é o impacto socioeconómico e ambiental do turismo e como esta actividade é afecta pela crise dificultando desde modo para o seu desenvolvimento.
O objecto central deste trabalho é trazer a essência do turismo e as crises económicas internacionais que afectam o mundo todo.Portanto com o culminar de muitas investigações, os temas tratados são os seguintes: Conceito de turismo e a crise económica internacional, sistema turístico, demanda turística, oferta turística, espaço turístico, operadora do turismo, as crises económicas e internacionais, actuais crises económicas internacionais, crise imobiliária, a Crise económica, antecedentes da crise económica, a extensão dacrise, impactos da crise económica internacional no turismo, crescimento do turismo nos últimos dias e sustentabilidade do turismo.
Os métodos usados nesta pesquisa são: consultas bibliográficas, internet, comparativo, analise e síntese de dados. Com este trabalho espero trazer conhecimentos mais precisos sobre os conteúdos supracitados.
Contudo sendo um trabalho de pesquisa, espero quecontribua grandemente na aquisição e aperfeiçoamentos de novos conhecimentos sobre os conteúdos.














1.TURISMO E AS CRISES ECONÓMICAS INTERNACIONAIS

Antes de abordar o turismo na sua essência como também as crises económicas internacionais, é preciso conhecermos a definição dos ambos conceitos. Alem disso é preciso também realçar que as crises económicas tiveram impactos naactividade turística, no que concerne nos seus serviços.
1. Conceitos de Turismo e Crise Económica Internacional
1.1.1 Turismo
Devido à relativa juventude do turismo como actividade socioeconómica em geral e a seu complexo carácter multidisciplinar (o turismo engloba uma grande variedade de sectores económicos e de disciplinas académicas), há uma ausência de definições conceituais claras quedelimitem a actividade turística e a distingam de outros sectores.
Existe um amplo debate académico sobre o que é exactamente o turismo, que elementos o compõem e quem deve ser considerado turista, o que originou múltiplas definições, cada uma delas destacando diferentes aspectos da mesma actividade. Nesse sentido, cabe afirmar que não existe definição correcta ou incorrecta, uma vez que todascontribuem de alguma maneira para aprofundar o entendimento de turismo.

Segundo HUNZIKER (1942) definem o turismo como: “A soma dos fenómenos e de relações que surgem das viagens e das estâncias dos não residentes, desde que não estejam ligados a uma residência permanente nem a uma actividade remunerada”.
Posteriormente, definiu-se o turismo como: “Os deslocamentos curtos e temporais das pessoaspara destinos fora do lugar de residência e de trabalho e as actividades empreendidas durante a estada nesses destinos” (BURKART e MEDLIK, 1981).
São várias definições, finalmente, há que se destacar a definição que foi adoptada pela Organização Mundial de Turismo (OMT), (1994), que une todos os pontos positivos das expostas anteriormente e, por sua vez, formaliza os aspectos da actividadeturística. Como segue:
“O turismo compreende as actividades que realizam as pessoas durante suas viagens e estadas em lugares diferentes do seu entorno habitual, por um período consecutivo inferior a um ano, com finalidade de lazer, negócios ou outras”.
Trata-se de uma definição ampla e flexível que concretiza as características mais importantes do turismo. São elas:
• Introdução dos possíveiselementos motivadores de viagem: lazer, negócios ou outros.
• Nota temporária do período por um ano, período realmente amplo, máximo se comparado com o tempo normal de duração dos vistos de viagem para turismo dados pelos governos – três meses – ou com a periodicidade prevista por algumas legislações para delimitar o que se considera habitual – seis meses.
• Delimitação da actividade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crise Econômica Mundia
  • CÓDIGO MUNDIA DE ÉTICA PARA O TURISMO
  • Crises Econômicas
  • a crise economica
  • crise economica
  • Crise economica
  • Crise economica
  • CRISES ECONÔMICAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!