Paralisia Facial IMPRIMIR

Páginas: 10 (2473 palavras) Publicado: 2 de maio de 2015
1. Introdução

A paralisia facial é um distúrbio ou uma paralisia total de todos, ou alguns, músculos da expressão facial, podendo ser passageira. Ela pode ser classificada como central ou periférica.
Essa paralisia, normalmente, é causada por um choque térmico, estresse, entre outros motivos. Seus principais sintomas são boca torta, boca seca, falta de expressão num doslados do rosto, dor de cabeça, sensibilidade nos ouvidos, incapacidade de fechar completamente um dos olhos, de levantar uma das sobrancelhas e de franzir a testa.
Com os meios de tratamento adequado, estes sintomas tendem a regredir em até três semanas. O tratamento é feito com medicamentos como a prednisona, antivirais, colírios para manter o olho afetado hidratado, evitando assim lesõesna córnea, e também por meio de fisioterapias, que devem ser realizadas varias vezes ao dia. O tratamento varia de três meses a um ano.
A paralisia facial ocorre devido ao comprometimento dos nervos da face, deixando os músculos faciais paralisados, podendo ocorrer no trajeto do nervo facial ainda dentro do cérebro ou fora dele.
Através de uma observação do indivíduo, épossível diagnosticar a paralisia, sendo muitas vezes, desnecessário realizar exames complementares.










2. Paralisia Facial Periférica

A paralisia facial é uma alteração neurológica quase sempre passageira que afeta somente um lado da face, deixando o indivíduo com metade da face sem expressão. Normalmente, é causada por um choque térmico, entre outros motivos, que causam a paralisiados nervos faciais, impedindo de fechar o olho, e mover o lábio do lado afetado.
A paralisia facial possui alguns sintomas iniciais, e mais freqüentes, entre eles, a sensação de dormência ou fraqueza, sensação de pressão ou edema da hemiface afetada.
A paralisia facial ocorre devido ao comprometimento dos nervos da face, onde deixa os músculos faciais paralisados. Ela podeocorrer no trajeto do nervo facial ainda dentro do cérebro ou fora dele. Quando ocorre dentro do cérebro é uma conseqüência do acidente vascular cerebral e quando ocorre fora é mais, a paralisia é chamada de paralisia facial de Bell, sendo mais fácil de ser tratada. A paralisia facial de Bell tem como possíveis causas, alteração brusca de temperatura, estresse, traumatismo, infecção viral, entreoutros. Raramente ela pode ser causada por outras doenças.
Observando o indivíduo podemos diagnosticar a paralisia facial, na maioria das vezes não é necessário realizar exames complementares. Porém, para certificar-se de que se trata somente de uma paralisia facial, pode-se recorrer à ressonância magnética. O tratamento da paralisia facial periférica é feito com o uso de medicamentos efisioterapia. Sendo a fisioterapia a parte mais importante no tratamento para paralisia facial periférica, contendo a prática de exercícios faciais feitos pelo próprio individuo; o uso de aparelhos para aliviar a dor; alongamentos; massagem e uso de recursos térmicos como o gelo, para facilitar os movimentos da expressão facial.




3. Etiologia

A paralisia facial periférica pode ser dividida em:traumática, infecciosa, neoplásica, metabólica, congênita, vascular, tóxica e idiopática.
A paralisia facial traumática pode acometer os indivíduos de algumas formas, todas por trauma externo.
Pode ocorrer quando o individuo sofre algum acidente envolvendo a cabeça, através de objetos cortantes ou perfurantes nesta região (como facadas ou projéteis de arma de fogo na face), em traumascirúrgicos, como em cirurgias na glândula parótida (que é onde a caxumba ocorre em crianças), nos ouvidos, no cérebro ou até mesmo durante o parto.
  É possível que ocorra algumas lesões no nervo facial de origem infecciosa, causando a paralisia facial, como:
  Meningite: A meningite é uma infecção que causa inflamação das membranas denominadas meninges, que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Paralisia facial
  • Paralisia facial
  • Paralisia Facial
  • Paralisia Facial
  • Paralisia Facial
  • Paralisia facial
  • Paralisia Facial
  • Fisioterapia na paralisia facial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!