Para Durkheim o aborto é normal ou patologico

Páginas: 2 (431 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Durkheim diferencia o fato social normal do patológico.

Para Durkheim, uma maneira de avaliar se um fato social é normal ou patológico é comparar sua existência em diversas sociedades. Para isso,é preciso, porém, saber quais sociedades são "comparáveis" e quais não são, entre si. Ele, que assume um posicionamento positivista, diz que só podemos comparar sociedades que estejam no mesmo "estágiode desenvolvimento". Pensando de outra maneira, podemos dizer que só é possível comparar sociedades que seja estruturalmente parecidas. Não daria pra compararmos, por exemplo, uma sociedade como anossa com uma sociedade sem Estado, que é uma figural estrutural central para nós.

Então, quando comparamos sociedades estruturalmete semelhantes, e alguns fatos sociais se repetem, temos a indicaçãode que estes são fatos sociais "normais", que fazem parte do próprio funcionamento desse sistema. Se encontrarmos, porém, fatos sociais que só existem em uma sociedade entre várias comparáveis,podemos considerá-los como "patológicos". Sua presença seria uma "exceção", mostrando que aquele fato social "patológico" não faz parte do funcionamento do sistema (senão, sociedades parecidasapresentariam o mesmo fato social, já que apresentariam também o mesmo sistema).

Numa sociedade globalizada como a nossa, em que há trocas culturais intensas o tempo todo, de maneira extremamente dinâmica, édifícil pensarmos as sociedades como sendo "isoladas" umas das outras. É difícil, então, encontrarmos fatos sociais "patológicos". Se tentarmos aplicar a ideia de Durkheim para os dias de hoje,provavelmente só encontraremos evidências de "fatos sociais normais", salvo algumas raras exceções.

Um exemplo interessante (embora relativo) é a corrupção. Se pegarmos dados de diversos paísescapitalistas ocidentais, que se organizam por meio do Estado democrático de direito, veremos que a corrupção é presente em todos eles, ainda que de diferentes maneiras. Assim, poderíamos considerá-la um fato...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O normal e o patológico em emile durkheim
  • Para durkheim o crime é um fato social normal ou patológico?
  • Normal e o patologico
  • Normal ou Patológico
  • O Normal e o Patologico
  • Normal e Patologico
  • O NORMAL E PATOLOGICO
  • normal e patologico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!