fosforita

Páginas: 2 (420 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Fosforita
Fosforita, rocha fosfática ou fosfato de rocha é uma rocha sedimentar não detrital que contém grandes quantidade de minerais de fosfato. O teor de fosfato de fosforito é de pelo menos 15a 20%, o que é um grande enriquecimento sobre o conteúdo típico de menos de 0,2% de rochas sedimentares. O fosfato está presente como fluorapatite Ca5(PO4)3F, tipicamente em massas criptocristalinas,também está presente como hidroxipatita Ca5(PO4) 3OH ou Ca10(PO4) 6(OH)2, que é frequentemente dissolvido a partir dos ossos e dos dentes de vertebrados, enquanto fluoropatite podem se originar deveias hidrotermais. Outras fontes também incluem minerais de fosfato quimicamente dissolvidos de rochas ígneas e metamórficas. A fosforita contém restos de muitos animais marinhos, daí seu alto teor defosfatos.
As duas pricipais fontes de fosfafo são guano, formadas a partir de excrementos de pássaros e rochas contendo concentrações do mineral de fosfato de cálcio. A rocha fosfática é extraída, ousolubilizada para produzir ácido fosfórico de processo úmido, ou fundidos para produzir fósforo elementar. Cerca de 90% da produção de rocha fosfática é utilizada para fertilizantes e suplementosalimentares para animais e para o equilíbrio de produtos químicos industriais.
Rochas sedimentares fosfatados são comumente acompanhado ou intercalados com xistos, calcários, dolomitos e, por vezes,arenito. Essas camadas contêm as mesmas texturas e estruturas como calcários finos e podem representar substituições diagenéticos de minerais de carbonato de fosfato.
Classificação das rochassedimentares fosfatados:
Primitiva: fosfatos que estão em condições imaculadas não tenham sido submetidos a bioturbação. Em outras palavras, a designação primitiva é usada quando sedimentos fosfatados nãoforam “perturbados”.
Condensado: são considerados condensado quando eles têm se concentrado. Isto é, teve a ajuda no processo de extração e de rectificação de partículas fosfatadas ou bioturbação....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!