Termofostatos

2183 palavras 9 páginas
1. INTRODUÇÃO

O fósforo (P) é essencial para o crescimento da planta. O elemento está presente em cada célula viva, da planta e do animal. O fósforo é um dos 16 nutrientes essenciais que as plantas necessitam para o crescimento e a reprodução. Ele é considerado um dos três macronutrientes, juntamente com o nitrogênio (N) e o potássio (K).
Nas plantas, o fósforo promove a conversão da energia solar em alimento, fibra e óleo. O fósforo promove a formação inicial e o desenvolvimento da raiz, o crescimento da planta; acelera a cobertura do solo para a proteção contra a erosão; afeta a qualidade das frutas, dos vegetais e dos grãos, e é vital para a formação da semente. O uso adequado de P aumenta a eficiência da utilização de água pela planta bem como a absorção e a utilização de todos os outros nutrientes, venham eles do solo ou do adubo. Contribui para aumentar a resistência da planta a algumas doenças. Ajuda a cultura a suportar baixas temperaturas e a falta de umidade acelera a maturação e protege o solo mediante melhor cobertura vegetal.
A indústria de fertilizante fosfatado foi desenvolvida para suprir a necessidade do solo e fornecer formas prontamente disponíveis de P, que podem ser facilmente transportadas e aplicadas. A quantidade de fósforo a aplicar dependerá da análise do solo, considerando-se principalmente o nível de P existente e a textura do solo. Solos de textura média e arenosa geralmente necessitam de menores doses de fósforo do que os de textura argilosa, que apresentam maior poder de fixação do nutriente.
O fósforo é obtido através das rochas de depósitos de origem ígnea, sedimentar ou biogenética, sendo os dois primeiros mais importantes do ponto de vista econômico. Em termos mundiais mais de 99% dos fertilizantes fosfatados são produzidos a partir de reservas de rochas fosfáticas. Uma quantidade muito pequena é fornecida na forma de escórias básicas, um subproduto da indústria do aço.
O mineral predominante é a apatita. Sua fórmula

Relacionados

  • fertilizante potássio
    1223 palavras | 5 páginas
  • Classificação e características dos fertilizantes
    1311 palavras | 6 páginas
  • Implantação de pastagem
    2117 palavras | 9 páginas