Paideia grega

Páginas: 13 (3020 palavras) Publicado: 15 de dezembro de 2014
Introdução: Artigo tem como foco principal a formação do homem. Os Sofistas com a idéia da Paidéia contribuíram circunstancialmente na formação dos homens grego, e hoje ainda servem de modelo para a educação dos homens.
Num primeiro momento tomaremos como base a Paidéia de indivíduos virtuosos e do bem, logo após, refletiremos como era a forma de educaçãodos sofistas, qual seu método de ensino e quais os seus principais ensinamentos, por fim discutiremos quais os requísitos da educação sofística que perduram até os dias atuais.






















Paidéia Socrática Nascido nas planícies do monte Licabeto, próximo a Atenas, Sócrates vinha de família humilde.6 Era filho de Sophroniscus,7 - motivo pelo qual ele era chamadoem sua juventude de Sokrates ios Sōfronískos (Sócrates, o filho de Sophroniscus) - um escultor, especialista em entalhar colunas nos templos, e Fainarete, uma parteira (ambos eram parentes de Aristides, o Justo).
“Para Sócrates , a filosofia vem de dentro para fora e sua função é despertar o conhecimento ,ou seja, o auto-conhecimento ,pois a verdade está dentro de cada um. Para conhecer a simesmo é preciso conhecer o outro . A alma do outro é como se fosse o espelho da própria alma .”


A atividade filosófica de Sócrates se dava em duas etapas. A primeira era conhecida como ironia, nesta parte do processo o filósofo se expressava parecendo indicar o oposto do que pensava ou conhecia sobre algo, levando o interlocutor a apresentar a sua posição ou opiniões a respeito de umadeterminada temática. Com esse recurso Sócrates levava o interlocutor a desembocar na sua própria ignorância, ou seja, a pessoa que conversava com Sócrates se percebia como quem na verdade não sabia muito ou muito pouco a respeito do objeto da discussão, que este possuía na verdade um conjunto de afirmações mal estruturadas, confusas ou vazias, contraditórias. A segunda etapa do método socrático eraconhecida como maiêutica. Esta parte faz referencia a profissão da mãe de Sócrates, que era parteira; Sócrates mesmo disse que sua mãe dava luz a crianças, enquanto que ele dava luz a ideias. Maiêutica vem do grego maieutiké e é traduzido justamente como “arte do parto”. Neste caso, Sócrates era um parteiro da verdade, das idéias verdadeiras. A partir das idéias confusas apresentadas pelo interlocutorna primeira fase, Sócrates, através do diálogo, busca descobrir a verdade dos objetos de conhecimento em questão com seu interlocutor. Vale destacar que todo este processo se desenrola baseado no diálogo entre Sócrates e os interlocutores. Ademais, estes diálogos não eram desestruturados ou casuais, pelo contrário, eram puramente sistematizados e intencionais. Este método socrático de buscar averdade através do diálogo, incluindo os processos da ironia e da maiêutica, recebe o nome de dialética. Em suma, este método visa levar indivíduo a transcender a suas idéias imediatas acerca de determinado assunto e alcançar as idéias mais puras, mais inteligíveis, mais autênticas.



Ironia-· a ironia, com a qual alegava ignorância em assuntos de que os outros se julgavam profundosconhecedores, apenas para demolir as suas opiniões, levando o interlocutor à contradição e, desse modo, a purificar o espírito de idéias falsas e preconceitos. Ao se fazer passar por ignorante, Sócrates obrigava as pessoas a usar o senso comum.
Maiêutica - e a maiêutica pela qual Sócrates auxiliava o interlocutor a encontrar a resposta por meio de um trabalho de reflexão; em outras palavras, Sócrates viacomo sua tarefa ajudar as pessoas a aceder à compreensão correta, uma vez que o verdadeiro entendimento deve vir do interior. Ele não pode ser transmitido por outra pessoa. E só o entendimento que vem de dentro que pode nos levar à verdade.



















Paidéia entre sofista – Retórica – Persuasão – Protágoras

Os sofistas, mestres da retórica, ensinam a arte da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PAIDEIA GREGA
  • Paideia Grega
  • Resumo antiguidade grega: a paideia
  • A paideia grega revisitada
  • A PAIDÉIA GREGA E A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
  • Antiguidade grega
  • Sócrates, paidéia e democracia grega
  • paideia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!