A PAIDÉIA GREGA E A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

1423 palavras 6 páginas
ESCOLA ESTADUAL DE ITAÚNA

A PAIDÉIA GREGA E A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

1. A EDUCAÇÃO GREGA COMO EXEMPLO PARA OS DIAS ATUAIS
Ao observarmos a formação do homem grego na antiguidade e se compararmos com a educação atual , notamos o que perdemos muito na questão da educação em qualidade. Era uma educação muito avançada em relação aos tempos atuais, sem levar em conta a gama de conhecimentos que se tem hoje e nem as tecnologias . Eram educados para o bem , porque sabiam que se assim fizesse estariam cuidando das gerações futuras ,tendo assim um futuro melhor . Quanto melhor educadas as pessoas melhor o Estado Grego seria administrado . Os gregos antigos tinham como ideal aquela preocupação com a formação de seres humanos integrais e de modo pleno . Se tal fato não fosse verdade, teria caído no esquecimento da história da humanidade. O que ocorre é que os sintomas da assim chamada "Paidéia" estão presentes na cultura ocidental até os dias atuais, ou pelo menos o que sobrou de tal ideal. Este antigo e precioso sistema de ensino pretendia "colocar os conhecimentos como força formativa a serviço da educação e formar por meio deles verdadeiros homens,ocorrendo assim a evolução da mentalidade das pessoas referentes à educação resultando assim na construção de um indivíduo integral,completo e bem estruturado.
Um exemplo é o surgimento da filosofia que era uma forma de edificar o ser humano , para estar atento à realidade e desvendar o mundo O método grego de educação foi tão importante que até em outros períodos da história, inclusive o nosso, foi e é observado, interpretado com admiração.
Finalmente teve a pedagogia grega enorme energia procriadora. A civilização ocidental volta vistas, periodicamente para ela, como ocorreu na Renascença e no século XVIII e como, em parte, ocorre em nossos dias. É preciso salientar que não se tra ta aqui de um saudosismo, mas sim, um exemplo clássico de como foi vista e definida a educação para os antigos.

Relacionados