Os sofrimentos do Jovem Werther

Páginas: 24 (5779 palavras) Publicado: 29 de março de 2014

CONTEXTO HISTORICO

O Romantismo surge na Europa, no fim do século XVIII, com a publicação de Os sofrimentos do jovem Werther, do alemão Goethe. É um movimento contemporâneo à independência dosEUA e à revolução francesa, movimentos que contestam a ordem pré-estabelecida deorganização social, levam a burguesia ao poder político e iniciam o século XIX com uma grandefé no futuro da humanidade.Afinal, o que se desejava, depois de um século de Iluminismo, eraliberdade, igualdade e fraternidade para todos. No entanto, como o passar do tempo essesideais foram derrubados e deram lugar a desesperança. O que por sua vez justifica ascaracterísticas do ultra romantismo.Camilo Castelo Branco foi um paradigma da cultura portuguesa do século XIX. Homemmultifacetado, considerado por alguns como oprimeiro romancista da Península, deixou umaobra vasta, produto das paixões e vicissitudes da vida. Uma existência frustrada com um finaltrágico, com os louros da glória a aparecerem só alguns anos depois da sua morte.


BIOGAFIA
Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco (Lisboa, Encarnação, 16 de Março de 1825 — Vila Nova de Famalicão, São Miguel de Seide, 1 de Junho de 1890) foi um escritorportuguês, romancista, cronista, crítico, dramaturgo, historiador, poeta e tradutor. Foi ainda o 1.º visconde de Correia Botelho, título concedido pelo rei D. Luís.
Camilo Castelo Branco foi um dos escritores mais prolíferos e marcantes da literatura portuguesa.
Há quem diga que, em 1846, foi iniciado na Maçonaria do Norte,2 o que é muito estranho ou algo contraditório, pois há indicações de que,pela mesma altura, na Revolta da Maria da Fonte, lutava a favor dos Miguelistas,3 que criaram a Ordem de São Miguel da Ala precisamente para combater a Maçonaria. Do mesmo modo, muita da sua literatura demonstra defender os ideais legitimistas e conservadores ou tradicionais, desaprovando os que lhe são contrários.
Teve uma vida atribulada, que lhe serviu muitas vezes de inspiração para as suasnovelas. Foi o primeiro escritor de língua portuguesa a viver exclusivamente dos seus escritos literários. Apesar de ter de escrever para o público, sujeitando-se assim aos ditames da moda, conseguiu manter uma escrita muito original.
Dentro da sua vasta obra, também se encontra colaboração da sua autoria em diversas publicações peiódicas, nomeadamente nas revistas Revista universal lisbonense4(1841-1859), A illustração luso-brasileira5 (1856-1859), Archivo pittoresco6 (1857-1868), Ribaltas e gambiarras7 (1881), A illustração portugueza8 (1884-1890), e a título póstumo nas revistas A semana de Lisboa9 (1893-1895), Serões10 (1901-1911) e Feira da Ladra11 (1929-1943).

RESUMO

Na introdução do romance, o narrador-autor reproduz o registro de prisão de Simão Botelho nas cadeias daRelação do Porto e antecipa o degredo do moço, aos 18 anos, em circunstância ligada a uma paixão juvenil, bem como o desenlace trágico da história. Falando diretamente ao leitor, imagina a reação que tal história pode provocar: compaixão, choro, raiva, revolta frente a falsa virtude alegada pelos homens em atos injustos e bárbaros.

Passa então a contar a história da família de Simão Botelho. Principiaacompanhando a trajetória de seu pai, Domingos Botelho, que, formado em Direito, inicia sua carreira em Lisboa, onde cai nas graças dos reis. Na Corte, se apaixona por uma dama de D. Maria I, D. Rita Castelo.

Após dez anos de tentativas de aproximação e conquista, casam-se por fim em 1779. Em 1801, estão fixados em Viseu, em companhia de suas três filhas. Seus dois filhos estudam emCoimbra. Manuel, o mais velho, muito reclama de seu irmão Simão, ao que o pai não dá muitos ouvidos. Antes até se orgulha de sua valentia e dos resultados acadêmicos de Simão. Mas quando Simão, em férias em casa, se mete numa briga, em defesa de um criado que fora espancado, seu pai enfurecido o quer ver preso. Sua mãe o ajuda na fuga para Coimbra, onde aconselha que o filho aguarde aplacar a fúria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os Sofrimentos Jovem Werther
  • Os Sofrimentos Do Jovem Werther
  • Os Sofrimentos do Jovem Werther
  • Os Sofrimentos do Jovem Werther
  • Livro os sofrimentos do jovem werther
  • Sofrimentos do Jovem Werther
  • Os sofrimentos do jovem werther resumo
  • Romantismo em sofrimentos do jovem werther

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!