Os Sofrimentos Do Jovem Werther

Páginas: 6 (1416 palavras) Publicado: 15 de maio de 2015


Universidade Federal de Alagoas -- UFAL
Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes – ICHCA
Curso de Comunicação Social- Relações Públicas.







Resenha critica do livro: Os sofrimentos do jovem Werther.






Maceió – AL
Setembro de 2014






Resenha critica do livro: Os sofrimentos dojovem Werther


Trabalho solicitado pelo Dr. Bispo da disciplina de Estética, aos alunos do 3° período de Comunicação Social, para a obtenção de nota.








Maceió – AL
Setembro de 2014
Os Sofrimentos do Jovem Werther (1774) é um romance de Johann Wolfgang von Goethe. Marco inicial do romantismo, considerado por muitos como uma obra-prima da literatura mundial, é uma das primeiras obras do autor,de tom autobiográfico - ainda que Goethe tenha cuidado para que nomes e lugares fossem trocados e, naturalmente, algumas partes fictícias acrescentadas, como o final.
Neste livro, o suposto Jovem Werther envia por um longo período cartas ao narrador que, no próprio livro, através de notas de rodapé, afirma que nomes e lugares foram trocados.
O romance é escrito em primeira pessoa e com poucaspersonagens. Na época ocorreu, na Europa, uma onda de suicídios, de tão profundo que Goethe fora em suas palavras. Num estilo completamente adverso a Fausto, mas não menor que neste.
Com base no livro, O jovem Werther se muda para um lugar distante, perto de montanhas e vales, onde a natureza pode se expressar de forma mais completa. Conhecemos muitas dessas paisagens e seus pensamentos, e até mesmosuas aflições, pelas cartas que troca com seu amigo Wilhelm. Em um primeiro momento da história conhecemos detalhes maravilhosos do lugar em que Werther mora, a exuberância das flores e dos campos, a simplicidade da população do lugar, sua humildade. Somos apresentados a personagens simples, como mulheres do campo que sobrevive por um duro trabalho para criar seus filhos. Mas algo acontece quemudará toda a visão que teremos do lugar: Werther conhece Charlotte. A moça que se tornará o motivo de sua vida, seus sonhos, seu viver diário. Após diversos momentos juntos que passamos a conhecer pelas trocas de correspondências Werther reconhece que o único motivo de sua existência é viver por Charlotte. Nesta parte do livro já não nos é mais falado das paisagens, dos personagens simples, tudo setorna mais voltado aos sentimentos do personagem, que se esquece de tudo o que antes lhe era belo. Tudo muda quando o noivo de Charlotte, Albert, retorna de um país distante. Começam os delírios de Werther, suas aflições mais profundas, suas dores, seu pesar pelo mundo, a descrição da podridão do lugar em que mora, dos segredos mais profundos de seus moradores. Werther narra todas as venturas deestar apaixonado por Charlotte e depois as desventuras de amá-la,. Um amor tão grande, com certeza apresenta inúmeras consequências ele não vendo mais sentido na vida e sem seu amor, decide por um fim em sua própria vida, afinal sem o amor de Lotte a vida seria como uma morte mais profunda “A natureza humana é limitada: ela suporta a alegria, a tristeza, a dor, até certo ponto; se o ultrapassar,irá sucumbir. A questão não é saber, pois, se um homem é forte ou fraco, mas se é capaz de suportar a medida de sofrimento, moral ou físico, não importa, que lhe é imposta” (p.50).
Sem sombra de dúvida “Werther” merece ser lido e conhecido, como não ler um clássico e, ainda por cima, a obra que marcou o início de uma das escolas literárias mais difundidas internacionalmente Um livro muito bom deser lido, com momentos que se encantará por seus personagens, poderá chorar por suas escolhas, mas com pontos que pode odiá-los, com vontade de saber seus segredos, e o mais importante, você não vai querer parar de lê-lo até que chegue o último ponto final da história. O escritor, Goethe, foi um dos primeiros a criar a narração por trocas de cartas, tudo o que sabemos da história são pelas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os Sofrimentos Jovem Werther
  • Os Sofrimentos do Jovem Werther
  • Os Sofrimentos do Jovem Werther
  • Os sofrimentos do Jovem Werther
  • Livro os sofrimentos do jovem werther
  • Sofrimentos do Jovem Werther
  • Os sofrimentos do jovem werther resumo
  • Romantismo em sofrimentos do jovem werther

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!