OS NOVOS ARRANJOS FAMILIARES

Páginas: 9 (2245 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE SERVIÇO SOCIAL

CINELÂNDIA GONZAGA ROCHA





OS NOVOS ARRANJOS FAMILIARES









IRECÊ – BA
2013





CINEÂNDIA GONZAGA ROCHA







OS NOVOS ARRANJOS FAMILIARES






Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para asdisciplinas de Sociologia e Serviço Social, Ética, Política e Sociedade, Psicologia Social, Fundamentos Históricos e Metodológicos do Serviço Social II.

Orientadores: Adarly Rosana, Lineia Rampazzo, Márcia Bastos e Sergio Goes.










Irecê
2013




1- Introdução

Este trabalho foi desenvolvido a partir das web-aulas, introdução à psicologia social, sociologia, e outrasfontes mencionadas no referencial bibliografico apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR- Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Sociologia e Serviço Social, Ética, Política e Sociedade, Psicologia Social, Fundamentos Históricos e Metodológicos do Serviço Social II, com o objetivo de refletir e descrever “os novos arranjos familiares” existentes em nossa sociedade.
“Os arranjosfamiliares” podem variar em combinações de diversas naturezas, seja na composição ou também nas relações familiares estabelecidas. A composição pode variar em uniões consensuais de parceiros separados ou divorciados; uniões de pessoas do mesmo sexo; uniões de pessoas com filhos de outros casamentos; mães sozinhas com seus filhos, sendo cada um de um pai diferente; pais sozinhos com seus filhos; avóscom seus netos; é uma infinidade de formas a serem definidas, colocando-nos diante de uma nova família, diferenciada do clássico modelo nuclear.
Percebe-se então, que a família, como a conhecemos hoje, não é uma organização natural nem uma determinação divina. A organização familiar transforma-se no decorrer da história do homem. A família está inserida na base natural da sociedade, as condiçõeshistóricas e as mudanças sociais determinam a forma como a família irá se organizar para cumprir sua função social.
Um arranjo familiar pouco comentado é o casal sem filho, talvez porque representa um caso muito particular de família, seguindo as regras do tabu do incesto, não envolve laços de descendência ou consaguinidade. O tipo de família formada por um casal sem filhos tem como base umaaliança entre duas pessoas que resolvem viver juntos sob o mesmo teto, e não fazem do casamento uma atividade procriativa.
Entre “os novos arranjos familiares” existentes os casais sem filhos podem ser de sexos diferentes(heterossexuais) ou do mesmo sexo(homossexuais). No primeiro caso, podem não ter filhos por opção ou vantade de um ou dos dois parceiros, ou por razões involuntárias, como ainfertilidade de pelo menos um dos conjugues. Em ambos os casos, os casais podem optar por viverem a dois ao invés de adotarem um filho.
Podemos dizer que atualmente “os arranjos familiares” estão muito presentes, estes “arranjos” não se iniciam com o casamento, ou mesmo, as famílias monoparentais também não apresentam este tipo de composição, estando presentes somente a figura de um dos pais e filhos.2- Desenvolvimento

O direito de família alcança nova dimensão por intermédio da Constituição Federal de 1988, dando origem ao surgimento de novos textos legais, que acompanham o processo de transformação da sociedade, ampliando as formas de composição familiar, garantindo a todos os membros proteção, segurança e dignidade humana.
Existem, hoje na sociedade contemporânea novas configuraçõesde família.
As diversas mudanças e transformações ocorridas em nossa sociedade, produziram reflexos nas relações familiares, aumentando em número variados “arranjos familiares”, bem como as concepções de conjugalidade e parentalidade. Na contemparaneidade, o que vai identificar a família já não é mais a celebração do casamento ou do envolvimento de caráter sexual, e sim o afeto que permeia o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 1 OS NOVOS ARRANJOS FAMILIARES
  • Novos arranjos familiares
  • Novos Arranjos Familiares
  • OS NOVOS ARRANJOS FAMILIARES
  • Novos arranjos familiares
  • Os novos arranjos familiares
  • ARTIGO NOVOS ARRANJOS FAMILIARES
  • Os novos arranjos familiares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!