Novos arranjos familiares

Páginas: 9 (2103 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2013
















“NOVOS ARRANJOS FAMILIARES”



















Capanema
2013
MARIA IVANEIDE RODRIGUES DE OLIVEIRA
MARIA ivanilde SILVA DE JESUS
maria josé da silva sampaio
marilda queiroz pinheiro mesquita
paula francinet DE F. C. alledi
rita de kassia helena de souza
rosangela costa ferreira de souzaSUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3



2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................4



3 CONCLUSÃO.........................................................................................................8REFERÊNCIAS .......................................................................................................9


























1 INTRODUÇÃO


Este trabalho tem como objetivo fazer uma avaliação sobre a família contemporânea nos dias de hoje, suas transformações, os novos arranjos familiares, a visão da política nacional de assistência social, osaspectos culturais e morais que foram alterados com esse novo modelo familiar, porque ao lado das muitas transformações do mundo a família também vem se transformando, e nos últimos anos o número de famílias cujo principal provedor é a mulher vem crescendo significativamente. As pesquisas e estudos sobre a questão usam termos como chefia familiar feminina, domicílios chefiados por mulheres oumulheres chefes de família. Cabe assinalar que o ponto comum nestes estudos, e que foi o critério aqui adotado para configurar o universo da pesquisa, é a responsabilidade com o sustento econômico destas famílias por parte das mulheres, mesmo quando a principal renda vem da transferência de benefícios efetuados através de Programas de Renda Mínima, que adotam como critério a mulher como beneficiária emfunção do melhor uso do recurso em gastos com a manutenção da família, principalmente das crianças.
Muitas pesquisas têm mostrado as dificuldades que a instabilidade conjugal e a mudança na estrutura familiar têm provocado nos setores mais empobrecidos da população, nas quais a mulher acumula sozinha função de provedora e de responsável exclusiva pela esfera da reprodução.
Tal fenômeno temcrescido principalmente entre as famílias mais pobres e está relacionada fundamentalmente à menor capacidade de ganho das mulheres, provocada por diversos fatores cujo principal vetor é a condição de gênero articulado à classe e etnia.
As novas configurações familiares variam segundo a sociedade, pois a família é composta por fatores conscientes e inconscientes, que definem a maneira pelas quais omundo social é organizado.

2 DESENVOLVIMENTO

Para o desenvolvimento deste trabalho foi feito uma pesquisa de campo. Nós realizamos uma entrevista com a Coordenadora da Bolsa Família no Município de Capanema-Pa, para colhermos dados da quantidade de famílias monoparentais beneficiadas pelo Programa da Bolsa Família no município.
A Coordenadora prontamente nos recebeue respondeu os dados solicitados, conforme exposto na primeira parte deste trabalho, esses dados foram atualizados até o dia 20/11/2012, esta entrevista foi realizada com a Sra. Karla Pinho no dia 18/04/2013.
A segunda parte do trabalho a pesquisa foi feita em livros e sites que abordavam a questão dos novos arranjos familiares inseridos na sociedade nos últimos anos.Levantamento de dados:

Para o desenvolvimento deste trabalho nos dirigimos até a Secretaria de Assistência Social do Município de Capanema-Pa e entrevistamos a Sra. Karla Pinho, que responde pela coordenação do programa bolsa família no município.
De acordo com a Coordenadora, existem no município 11.000 famílias cadastradas, sendo que 6.000 famílias que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 1 OS NOVOS ARRANJOS FAMILIARES
  • Novos arranjos familiares
  • Novos Arranjos Familiares
  • OS NOVOS ARRANJOS FAMILIARES
  • Os novos arranjos familiares
  • ARTIGO NOVOS ARRANJOS FAMILIARES
  • Os novos arranjos familiares
  • Os novos arranjos familiares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!