Especiarias

Páginas: 3 (677 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
ALGUMAS ESPECIARIAS E INGREDIENTES UTILIZADOS NO PREPARO DE REFEIÇÕES NA ÉPOCA MODERNA
AÇAFRÃO DA ÍNDIA OU CÚRCUMA: Confere o amarelo vivo e o sabor picante. Foi trazido da Índia para o mundoatravés dos percursos dos mercadores árabes ou das caravelas quinhentistas dos Portugueses. O valor medicinal desta planta não é tão conhecido no Ocidente como na Ásia. A planta tem sido tradicionalmenteusada como fluidificante do sangue e na redução dos níveis de colesterol.
PIMENTA DO REINO: Tem um sabor forte, levemente picante, proveniente de um composto químico chamado piperina. Apimenta-do-reino, também conhecida como pimenta-da-Índia, é uma planta trepadeira, originária da Índia, sendo a mais comum e mais importante das especiarias. Durante os séculos XV e XVI ela motivou viagens entre aEuropa e a Ásia para sua importação pelos europeus. 
CANELA: É a especiaria obtida da parte interna da casca do tronco da caneleira. É muito utilizada na culinária como condimento e aromatizante e napreparação de certos tipos de chocolate licores. No início do século XVI era trazida por comerciantes portugueses diretamente do Ceilão (atual Sri Lanka, no sul da Ásia), chegando um quilograma avaler dez gramas de ouro.
CRAVO DA ÍNDIA: Utilizado desde a Antiguidade. Se difundiu na Europa a partir do século XVI, quando os portugueses chegaram às Ilhas Moluccas (Indonésia), e imediatamentedominaram as plantações, destruindo aquelas que não podiam vigiar de perto. Esse monopólio fez com que o preço do cravo-da-índia no mercado ficasse muito alto. o cravo-da-índia era usado comoaromatizante para conservas e como adorno para pratos selecionados.
PIMENTA VERMELHA E PIMENTÕES: As pimentas são originarias das Américas e na época do descobrimento que elas foram introduzidas no resto domundo. É um condimento de sabor picante que traz consigo alguns mitos, de que provoca pressa alta, gastrite e úlceras
CHÁ PRETO: O uso do chá, enquanto bebida social data, pelo menos, da época...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ESPECIÁRIAS
  • especiarias
  • Especiarias
  • Especiarias
  • Especiarias
  • Especiarias
  • Especiarias
  • ESPECIARIAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!