Especiarias

Páginas: 5 (1163 palavras) Publicado: 22 de julho de 2014



























1. ALECRIM

Nome Científico: de origem latina, Rosmarinus officinalis.
Características: O alecrim é um arbusto bastante ramificado de folhas pequenas e finas (essas com a parte inferior verde-acizentado e a superior verde brilhante). Possui flores de cor azul ou esbranquiçadas, floresce todo ano e não necessita cuidados especiais. Éutilizada para fins religiosos, culinários e medicinais, além de perfumes, óleos e cosméticos em geral.
Utilização Culinária: Fresco (preferencialmente) ou seco, é apreciado na preparação de aves, caça, carne de porco, salsichas, linguiças e batatas assadas. Na Itália é utilizado em assados de carneiro, cabrito e vitela. Em churrasco, recomenda-se espalhar uma boa quantidade sobre as brasas do carvãojá aceso, perfumando a carne e deixando um agradável odor no ambiente. Pode ser utilizado na preparação de sopas e caldos.
Impressões do Autor: Minha experiencia com o alecrim se resume basicamente ao preparo de peixes, pois é onde eu costumo me arriscar mais. Costumo usá-lo misturado com outras ervas para temperar arraia.
Outras Informações: Foi muito apreciado na Idade Média e no Renascimento,aparecendo em várias fórmulas, inclusive a 'Água da Rainha da Hungria', famosa solução rejuvenescedora; Madame de Sévigné recomendava água de alecrim contra a tristeza, para recuperar a alegria; Rudolf Steiner afirmava que o alecrim é, acima de tudo, uma planta calorífera que fortalece o centro vital e age em todo o organismo. Além disso, equilibra a temperatura do sangue e, através dele, de todo ocorpo; Existe uma graciosa lenda a respeito do alecrim: Quando Maria fugiu para o Egito, levando no colo o menino Jesus, as flores do caminho iam se abrindo à medida que a sagrada família passava por elas. O lilás ergueu seus galhos orgulhosos e emplumados, o lírio abriu seu cálice. O alecrim, sem pétalas nem beleza, entristeceu lamentando não poder agrada o menino. Cansada, Maria parou à beirado Rio e, enquanto a criança dormia, lavou suas roupinhas. Em seguida, olhou a seu redor, procurando um lugar para estendê-las. O lírio quebraria sob o peso, e o lilás era alto demais. Colocou-as então sobre o alecrim e ele suspirou de alegria, agradeceu de coração a nova oportunidade e as sustentou ao Sol durante toda a manhã. Obrigada, gentil alecrim! - disse Maria - daqui por diante, ostentarásflores azuis para recordarem o manto azul que estou usando. E não apenas flores te dou em agradecimento, mas todos os galhos que sustentaram as roupas do pequeno Jesus, serão aromáticos. Eu abençôo folha, caule e flor, que a partir deste instante terão aroma de santidade e emanarão alegria.

2. LENTILHA

Nome Científico: Lens Culinaris.
Características: São pequenas, redondas e achatadas,possuem a forma que lembra moedas. Além de ser rica em fibras e não possuir gorduras, a lentilha possui boa quantidade de vitamina C e sais minerais (principalmente ferro, cobre e fósforo).
Utilização Culinária: Mais utilzada em sopas, caldos e em saladas. Muito utilizado cozido junto ao arroz e também refogada.
Impressões do Autor: Fazem apenas dois meses que inseri lentilha em meu cardápio,visando muito mais minha saúde devido os índices de vitaminas e fibras presentes no alimento. Geralmente utilizo cozido no arroz ou no grão de bico. Além de usá-lo em caldos de abóbora e ervilha.
Outras Informações: Em países como o Brasil, o Chile e a Venezuela é comum comer lentilha na passagem de ano, o formato circular lembra uma moeda e por causa disso acredita-se que tal ato levará à sortefinanceira.

3. PISTACHE

Nome Científico: do grego, Pistacia vera.
Características: Tanto a árvore quando o fruto, seco e ver, possuem essa denominação. De alto valor calórico, possui sabor marcante e é uma excelente fonte de proteínas para vegetarianos e veganos.
Utilização Culinária: O pistache é consumido geralmente torrado e salgado, como o amendoim, porém ele é ainda utilizado em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ESPECIÁRIAS
  • especiarias
  • Especiarias
  • Especiarias
  • Especiarias
  • Especiarias
  • Especiarias
  • ESPECIARIAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!