Origens Da Vida Resumo

Páginas: 5 (1130 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2015




Origens da Vida















Ponta Grossa
2015


O resumo a seguir tem como base o vídeo “Origens da Vida”, e busca esclarecer questões relacionadas às características da Terra a bilhões de anos atrás e as intrigantes perguntas: qual a nossa verdadeira origem e de onde tudo começou?
A questão da origem da vida é um assunto muito complexo, e é comparado a um quebra cabeça. Para entendermosmelhor sobre isso precisamos analisar cada parte desse quebra cabeça que consiste na: geologia, astronomia, química, história, espiritualidade e questões religiosas. Com esse assunto ficam as perguntas: quem somos nós, qual nosso papel e como fomos parar aqui? Independente das questões científicas, a crença em que o grande responsável pela vida foi Deus é muito grande. 
Um dos primeiros adefender uma tese sobre a origem da vida foi Aristóteles que acreditava que além dos quatro elementos essências (fogo, água, ar e terra) existia um quinto elemento que era a essência de tudo, um elemento divino. Entrando em questões químicas foi definida uma série de compostos que podem ser denominados como a base da vida, ou seja, as matérias primas usadas para o começo. Essas matérias primasconstituem-se de C-H-O-N, além de mais alguns compostos em menos escala.  Com isso foi observado que a quantidade de moléculas de C é grande e que se liga a outros elementos formando os componentes compostos que são alimentados por energia, que é a chave para a interação dos elementos. E através desses componentes compostos chegamos à célula. 
Basicamente o ser vivo precisa fazer três processos básicos, sãoeles: material auto copiante; energia metabólica e membrana semipermeável.  E de algum modo, ainda não explicado, juntando esses três processos temos a vida.  A conclusão disso foi um grande avanço na ciência, mas mesmo com tudo isso a grande barreira era decifrar como algo se transformava de algo inanimado para algo animado. 
As primeiras formas de vida foram seres unicelulares que eram capazesde fazer cópias. Mas há muito tempo atrás, o ambiente de desenvolvimento desses seres não era nada agradável, e para entender como esses seres se desenvolveram, alguns cientistas usam como estudo o lago Mono, que além de ser extremamente quente por ser um lago vulcano, também possui alta taxa de



salinidade, uma água venenosa, e com tudo isso ainda existe vida no mesmo. Outro tipo de vidaencontrado em lugares inesperados são alguns micróbios denominados cianobactérias. Essas cianobastérias vivem em cavernas isoladas, totalmente sem luz do sol. Para se alimentarem utilizam a energia presente nas rochas e como consequência acaba mudando a composição da mesma.  Como vivem em um ambiente sem luz, esses organismos são incapazes de realizar fotossíntese, e utilizam também o ferro parasobreviver. Para se reproduzir, esses organismos unicelulares utilizam o DNA, e logo depois começa surgir cópias, e dentro dessas cópias existe muita variabilidade. Essa é a reprodução sexuada, que permite uma mistura de genes resultando em possibilidades genéticas diferentes. Com esse tipo de reprodução houve uma explosão de sexo e de animais, chamada explosão cambriana, que ocorreu a cerca de 500milhões de anos. Logo após isso, Darwin escreve e explica a forma de como as espécies evoluem e mudam com o tempo. Mas ele não conseguiu explicar as variações. 
E então veio a teoria de Aristóteles, afirmando que as plantas e os animais eram seres muito complexos, e criou a tese de "geração espontânea". Esta era baseada na ideia em que através da energia do sol ou uma força celestial um grão setransformava em um camundongo, por ex. Essa teoria permaneceu até o final do século 17, quando foi questionada por Lui Paster, que provou que a mesma estava equivocada.
A teoria de Darwin da “sopa primordial” falava que a muito tempo atrás, num poça de água foi criado um ambiente em que organismos começaram a se desenvolver, essa teoria permaneceu até o século 20. E em 1952, o estudante Stanley Miller...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo origem da vida
  • RESUMO DO DOCUMENTÁRIO ORIGENS DA VIDA
  • resumo origem da vida
  • Resumo: origem da vida
  • Resumo Origem da Vida
  • Resumo Prova Origem da Vida UFABC
  • Resumo sobre a origem das células e da vida
  • resumo da origem a vida como tudo começou

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!