Escassez de gua e seu desperdicio Revista eletr nica de reda o

258 palavras 2 páginas
O desperdício de água é um problema socioambiental de graves consequências para a humanidade, de toda a água disponível na Terra, apenas 3% é originalmente própria para consumo. Todavia, desses 3%, apenas uma menor parte encontra-se em locais de fácil acesso. Por isso, é preciso entender melhor essa questão a fim de encontrar possíveis soluções.
Geralmente, na imprensa, nos meios de comunicação e também no cotidiano, é comum associar a ideia de desperdício de água a hábitos domésticos, tais como o uso indiscriminado no chuveiro, a torneira mal fechada, a utilização indevida da água, o não reaproveitamento, entre outros. Entretanto, essa questão pode ir muito além do desperdício residencial, um exemplo disso seria essa tabela:

Como é possível perceber, no processamento de alimentos do dia-a-dia gasta-se uma quantidade de água enorme. Atualmente, o Brasil tem uma média de consumo humano de 187 litros por pessoa, sendo que a quantidade ideal para o bem-estar e a higiene é de 50, e não é só o Brasil que está gastando mais do que deveria, existem outros países que tem gastos acima da média, tais como:

Algumas pessoas acabam desperdiçando água por não compreenderem as consequências que suas ações podem vir a acarretar, em uma casa com quatro moradores fixos chega a ser gasto 46% do recurso hidríco no chuveiro, 14% na cozinha, 12% no vaso sanitário sobrando 28% para o resto como lavar os pratos, regar plantas, etc.
Para entender melhor o gasto hidrológico mundial de forma mais detalhada, veja os dois gráficos a seguir:

Relacionados