Origens da Arquitetura Moderna e do Design - Resumo da Obra

Páginas: 13 (3168 palavras) Publicado: 7 de abril de 2014





Nikolaus Pevsner

Origens da Arquitetura Moderna e do Design

- Resenha do Texto -








Caio Varlei Righi Schleich





Arquitetura e Urbanismo - FAAC
UNESP Bauru - 2011
Capítulo 1 – Um estilo para a época

A funcionalidade da arquitetura e do design é a sua primeira origem. Já em 1841, Augustus Pugin dizia, sem novidade para a época, que cada detalhe de umaconstrução deve servir para um propósito. A idéia de beleza era relacionada à funcionalidade da obra. Mas Pugin não chegou a colocar em prática suas idéias, o que abriu caminho para outros artistas refletirem sobre seus dizeres. Surgiam conceitos rigorosos na época, meados do século XIX, como o de Abbate Lodoli, que dizia em suas palestras que numa construção não deveria haver peça que não tivesseuma função, própria ou fazendo parte de um conjunto.
Pugin foi lido por muitos artistas, pensadores e escritores da época, sendo um deles o alemão Gottfried Semper, que explicava as artes aplicadas ou decorativas como sendo condicionadas pelos materiais e pelas técnicas utilizadas em sua elaboração. Semper, junto com Henry Cole e um pequeno grupo de arquitetos, artistas e administradores, foramresponsáveis pela preparação da Grande Exposição de 1851 (Grande Exposição dos Trabalhos da Indústria de Todas as Nações), que aplicava os princípios de Pugin. Esses mesmos princípios foram relacionados num pequeno jornal publicado pelo mesmo grupo preparador da Grande Exposição de 1851, intitulado de Journal of Design and Manufactures, e questionavam a ornamentação versus a funcionalidade dosobjetos e das obras, insistindo que os tapetes e papéis de parede, por exemplo, deveriam ser planos, adaptando-se assim ao uso pretendido, proporcionando a satisfação completa.
Foi construído para abrigar a Grande Exposição de 1851 o Palácio de Cristal, obra que indicava a tendência rumo ao século XX. A construção, projetada por um não-arquiteto, era feita inteiramente de ferro e vidro, assimplanejada para a produção em escala industrial (LEMOS, 1982, p. 18). Era o reemprego do ferro que surgia em edificações na França em 1780 na construção de edifícios à prova de fogo, como teatros, e na Inglaterra em 1790 onde industriais agiam como seus próprios designers ao construir fábricas à prova de fogo, evidenciando o caráter utilitário, e não estético, do emprego do ferro. Pontes de ferro, comgrandes vãos, foram sendo feitas a partir de 1777, chegando a um vão livre de 176 metros com a Ponte Pênsil Menai (Menai Suspension Bridge) de Anglesey, no País de Gales, em 1826. Estas belas estruturas, puramente funcionais, representavam o trabalho de pessoas que não eram arquitetos, mas já evidenciavam os novos rumos da arquitetura. Nesta época do Palácio de Cristal, alguns dos mais ousadosarquitetos daquele tempo começavam a timidamente utilizar o ferro, por vezes ainda escondendo-o por trás de decoração ou acabamento, mas apreciavam a forma e os detalhes que a estrutura em ferro mostrava.
Eugène Emmanuel Viollet-le-Duc, arquiteto simpatizante ao Neogótico e autor de volumes sobre a arquitetura entre 1858 e 1872 (LEMOS, 1982, p. 34), abordava a funcionalidade da arquitetura, fazendoa relação entre a necessidade e os materiais empregados na obra. Exigia a autenticidade dos materiais e criticava o fato dos arquitetos se preocuparem com o reemprego de idéias do passado. Viollet-le-Duc dizia que os arquitetos deveriam aliar os novos recursos e tecnologias, que a industrialização agora fornecia, às artes, podendo assim surgir algo novo na arquitetura. O arquiteto, porém, nãocolocou em prática o que pensava, mesmo principalmente por conseqüência do seu campo de atuação, que era o gótico. Os arquitetos da época, de forma geral, continuavam a evitar os novos materiais e meios de construção, satisfazendo-se com o Neogótico, o Renascentista e o Barroco. Nem as possibilidades estéticas que os novos meios de construção foram encaradas seriamente pela profissão.
William...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Origens da arquitetura moderna e do design
  • Origens da Arquitetura Moderna na Europa
  • Teoria e obras da arquitetura moderna
  • resumo
  • Resumo: historia critica da arquitetura moderna
  • Resumo da obra: história da psicologia moderna
  • Resumo Do Livro Historia Da Arquitetura Moderna
  • Origens da habitação social no Brasil: arquitetura moderna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!