art deco

Páginas: 11 (2542 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Art Decó
Definição, resumo, características, artistas principais, art Decó no Brasil, arquitetura, exemplos, história

art déco, exemplo
Prédio da prefeitura de Asheville (Carolina do Norte - EUA): exemplo de arquitetura Art Déco


Definição

Art Déco é um estilo artístico de caráter decorativo que surgiu na Europa na década de 1920, atingindo os Estados Unidos e outros países do mundona década de 1930. Este estilo esteve presente na arquitetura, design industrial, mobiliário, moda e decoração.

História

A Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, ocorrida em 1925 em Paris, pode ser considerada o auge da Art Déco.

Num primeiro momento (década de 1920) seguiu um estilo mais luxuoso, com uso de materiais como, por exemplo, marfim e jade. Nestafase, a Art Decó ficou muito ligada aos anseios artísticos e culturais da burguesia europeia.

No final da década de 1920, quando ganha força nos Estados Unidos, a Art Déco vai para o caminho do design industrial, utilizando-se de materiais que possibilitam a produção em larga escala. Este aspecto fez a Art Déco chegar a grande parte do povo, invadindo a vida cotidiana.

Origem do nome

ArtDecó é uma expressão francesa, abreviação de arts décoratifs (arte decorativa).

Características principais:

- Linhas circulares ou retas estilizadas;

- Uso de formas geométricas;

- Design abstrato;

- Formas femininas e animais são as mais trabalhadas;

- Influências do construtivismo, futurismo e cubismo;

- Presença marcante na Arquitetura.

A Art Decó no Brasil

NoBrasil, a Art Déco chegou no final da década de 1920 e ganhou força sobretudo na arquitetura. São várias as construções neste estilo que podemos encontrar no Brasil.

Exemplos de arquitetura em Art Déco no Brasil: Elevador Lacerda (Salvador), Teatro Carlos Gomes (Rio de Janeiro), Biblioteca Municipal Félix Araújo (Campina Grande), Viaduto de Chá (São Paulo), Central do Brasil (Rio de Janeiro), Estádiodo Pacaembu (São Paulo) e Estação Ferroviária de Goiânia.

Um dos principais nomes do Modernismo no Brasil, o escultor Victor Brecheret, foi o artista que mais recebeu influência da Art Déco.

Artistas importantes da Art Déco:

- Ernst Ludwig Kirchner (pintor alemão)

- Fritz Bleyl (designer alemão)

- Paul Poiret (estilista e decorador francês)

- Sonia Delaunay (estilista francesa)- René Lalique (escultor francês)

- William Van Alen (arquiteto norte-americano)

- Maurice Ascalon (designer industrial húngaro)

- Erich Heckel (pintor e ilustrador alemão)

- Walter Gropius (arquiteto alemão)

- Joost Schmidt (designer gráfico alemão)

http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/art_deco.htm

Art Déco

Outros Nomes

Arts Décoratifs; Style 1925Definição

O termo art déco, de origem francesa (abreviação de arts décoratifs), refere-se a um estilo decorativo que se afirma nas artes plásticas, artes aplicadas (design, mobiliário, decoração etc.) e arquitetura no entreguerras europeu. O marco em que o "estilo anos 20" passa a ser pensado e nomeado é a Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, realizada em Paris em1925. O art déco liga-se na origem ao art nouveau. Derivado da tradição de arte aplicada que remete à Inglaterra e ao Arts and Crafts Movement, o art nouveau explora as linhas sinuosas e assimétricas tendo como motivos fundamentais as formas vegetais e os ornamentos florais. O padrão decorativo art déco segue outra direção: predominam as linhas retas ou circulares estilizadas, as formas geométricas eo design abstrato. Entre os motivos mais explorados estão os animais e as formas femininas. Nesse sentido, é possível afirmar que o estilo "clean e puro" art déco dirige-se ao moderno e às vanguardas do começo do século XX, beneficiando-se de suas contribuições. O cubismo, a abstração geométrica, o construtivismo e o futurismo deixam suas marcas na variada produção inscrita sob o "estilo 1925"....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ART DECÓ
  • Art deco
  • Art déco
  • Art Déco
  • Art deco
  • Art deco
  • Art decó
  • ART DECÓ

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!