organizacional

Páginas: 10 (2344 palavras) Publicado: 6 de maio de 2015
Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Departamento de Psicologia
Professor(a): Cristina Miyuki
Componente Curricular: Psicologia, Trabalho e Organizações I
Alunos: Amanda Lima, Ana Clara Luna, Jardel Wandson, Mariana Simões e Mayara Nóbrega
Turma: 2012.1



RELATÓRIO FINAL



Atividade apresentada como exigência de avaliação da disciplina EstágioSupervisionado III- I ministrada no semestre 2014.1 pela Professora Cristina Miyuki Hashizume.



Campina Grande – PB
Julho – 2014


Em meio às mudanças que o mundo do trabalho vem sofrendo atualmente em relação ao seu modo de produção, há a flexibilização Antunes (2008). Na relação Capital/Trabalho os constantes conflitos entre os interesses dos trabalhadores e os dos patrões exigem do setor de pessoal ou dagestão de pessoas e, também, do psicólogo que atua nesse setor uma atenção maior para os reais problemas e suas possíveis causas numa tentativa de solucioná-las e criar um ambiente saudável de trabalho.
A gestão de pessoas de acordo com Ribeiro (2009), ao longo da história passou por mudanças que a princípio estavam ligadas às questões hereditárias físicas como foi na antiguidade, logo após passapela valorização da capacidade de cada um como aconteceu no renascimento e, posteriormente à revolução industrial, indo pelo viés da análise minuciosa das capacidades mensuráveis dos trabalhadores a fim de se obter maior eficiência no trabalho. Isso possibilitou enquadrar e pensar o desenvolvimento da gestão de pessoal ao longo da história em três grandes modelos, quais sejam, o positivistamecanicista; o funcionalista e sistêmico; e o já apontado modelo processual e dialético;
O positivista e mecanicista durante a primeira metade do século XX limitou-se a mensurar, selecionar e moldar os trabalhadores para que o modelo previamente estabelecido de produção se mantivesse estável dentro da organização, isso não possibilitava uma leitura das questões particulares do trabalhador e do ambientede trabalho.
Ao fim da segunda guerra mundial vem à tona a necessidade de um olhar voltado para o contexto do ambiente do trabalho levando em conta fatores externos e internos, surge a concepção funcionalista e sistêmica, mas ainda focada em uma necessidade de se manter a estabilidade da organização enxergando no trabalhador ainda na possibilidade de moldá-lo à dinâmica estável da organização.
Apartir dos anos 70 os processos organizativos do trabalho passam por uma modificação na qual se aplica a flexibilização do trabalho, o que vai gerar uma precarização das condições de trabalho, com altas metas, diminuição das conquistas trabalhistas. Com isso há hoje a necessidade de um olhar mais amplo para os diversos fatores que afetam não só o ambiente de trabalho, mas, sobretudo, ostrabalhadores em suas questões particulares.
A atuação do psicólogo no ambiente organizacional ao longo dessas mudanças históricas foi objeto de estudo de Ribeiro (2009) que no decorrer da sua pesquisa aponta os diversos desafios e possibilidades de trabalho do psicólogo na gestão de pessoas nos locais de trabalho. Recentemente temos visto uma mudança drástica no perfil da classe trabalhadora de acordo comAntunes (2008), mudança que acompanha a flexibilização dos processos organizativos, e fruto dessa flexibilização surgem os setores terceirizados e a instabilidade nos empregos o que leva os trabalhadores a procurarem qualquer emprego para que possam sobreviver, o que Ribeiro chama de precarização do trabalho a nível global. Se antes, no auge do capitalismo no século XX, houve as grandesconcentrações de operários em setores fabris específicos, hoje se vê a descentralização das grandes empresas, uma interiorização da produção com um maquinário e automação que reduziu excessivamente o número de operários nas fábricas além da rotatividade dos trabalhadores.

“...estamos desafiados a compreender o que venho denominando como a nova polissemia do trabalho, a sua nova morfologia, isto é, sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Organizacional
  • organizacional
  • organizacional
  • organizacional
  • Organizacional
  • organizacional
  • Organizacional
  • organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!