organizacional

Páginas: 9 (2163 palavras) Publicado: 25 de março de 2014
Conceitos de Educação Ambiental



Na Conferência de Tbilisi (1977), a Educação Ambiental foi definida como “uma dimensão dada ao conteúdo e à prática da educação, orientada para a resolução dos problemas concretos do meio ambiente, através de enfoques multidisciplinares e de uma participação ativa e responsável de cada indivíduo e da coletividade”.

No entanto, os que convivem com a EA sedepararam com uma surpreendente diversidade sob o guarda-chuva dessa denominação. Atualmente, podemos encontrar uma gama imensa de conceitos, práticas e metodológicas que, por sua vez, ora se subdividem, ora se antagonizam, ora se mesclam. Não é, pois, tarefa fácil analisar, qualificar e adjetivar a educação ambiental. Suas práticas têm sido categorizadas de muitas maneiras: Educação Ambientalpopular, crítica, política, comunitária, formal, não formal, para o desenvolvimento sustentável, para a sustentabilidade, conservacionista, socioambiental, ao ar livre, entre tantas outras.

Vejamos algumas destas principais correntes do ambientalismo e como se dá a inserção da educação ambiental, em cada uma delas:



Conservacionismo:



Com significativa presença nos países maisdesenvolvidos, ganha grande impulso com a divulgação dos impactos sobre a natureza causados pelos atuais modelos de desenvolvimento. Sua penetração no Brasil se dá a partir da atuação de entidades conservacionistas como a UIPA e a FBCN, e da primeira tradução para o português de um livro (Tanner, 1978) sobre educação ambiental.

A partir de então, esta corrente é mantida no país especialmente porONGS de origem internacional que se dedicam à proteção, conservação e preservação de espécies, ecossistemas e do Planeta como um todo; à conservação da biodiversidade; às questões do aquecimento global e o efeito estufa; ao enfrentamento da questão da rápida deterioração dos recursos hídricos; ao diagnóstico e análise dos grandes fenômenos de degradação da natureza, incluindo a espécie humana comoparte da natureza; ao estudo e formulação de banco de dados que sirvam de base para a conservação e utilização dos recursos naturais.

Na última década, no entanto, a atuação destas instituições no Brasil tem se alterado substancialmente. Com freqüência, elas mantêm programas de Educação Ambiental, com as comunidades do entorno de suas áreas de atuação, com caráter prioritário de disponibilizarinformações sobre os ecossistemas em estudo, mas também agregando projetos de inclusão social e emancipação política.



Socioambientalismo



Tem suas raízes mais profundas fincadas nos movimentos de resistência aos regimes autoritários na América Latina. No Brasil, esses ideais foram constitutivos da educação popular que rompe com a visão tecnicista, difusora e repassadora deconhecimentos. Paulo Freire teve papel preponderante na defesa deste tipo de educação e inspirou centenas de educadores brasileiros e em todo mundo que romperam com a visão tecnicista e reprodutora de conhecimentos para construir uma educação emancipatória, transformadora, libertária.

Uma importante vertente da EA se inspira nos ideais democráticos e emancipatórios da Educação Popular e lhe acrescenta adimensão ambiental buscando compreender as relações sociedade e natureza para intervir nos conflitos socioambientais. Entre as principais expressões desta corrente estão o histórico seringalista Chico Mendes e sua discípula Marina Silva, hoje Ministra do Meio Ambiente. Seus pressupostos apontam para o fomento de uma cultura de procedimentos democráticos; de estímulo a processos participativos ehorizontalizados; de formação e aprimoramento de organizações, de diálogo na diversidade; de auto-gestão política; de inclusão social e de uma organização social mais justa e eqüitativa.



Desenvolvimento Sustentável e/ou a Economia Ecológica



Vertente que surge na década de 70, inspirada no conceito de ecodesenvolvimento (Ignacy Sachs, 1986) e no “O negócio é ser pequeno” (Schumacher,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • organizacional
  • Organizacional
  • organizacional
  • organizacional
  • organizacional
  • Organizacional
  • Organizacional
  • organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!