Organização Perceptual de Figura-Fundo

Páginas: 9 (2135 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PSICOLOGIA
CAMPUS PARAISO
2° Semestre / Matutino





O FENÔMENO DA FIGURA-FUNDO COMO FORMA DE ORGANIZAÇÃO PERCEPTUAL: FIGURAS REVERSÍVEIS


MIRELA SPINETTI

SÃO PAULO
2014
1. INTRODUÇÃO

Este trabalho abordará o entendimento do processo perceptual, destacando a organização da percepção em relação às imagensde figura-fundo, também conhecidas como imagens reversíveis ou ambíguas.
O processo perceptual se dá pelos estímulos que chegam por meio de impulsos sensoriais selecionados, organizados e interpretados por sistemas cerebrais para tornar esses impulsos percepções organizadas, atribuindo significado a eles. Cada impulso sensorial tem, portanto um órgão sensorial envolvido, porém a organização dessainformação como forma de percepção dependerá de muitos fatores e implicará nas tomadas de decisões e ações dos sujeitos.
É importante salientar a diferença entre sensação e percepção:

Sensação e percepção estão intimamente relacionadas e são difíceis de separar, mas há uma diferença importante. A sensação geralmente se refere ao processo de detectar e traduzir a informação sensorial bruta,enquanto a percepção se refere ao processo de selecionar, organizar e interpretar os dados sensoriais, transformando-os em representações mentais úteis do mundo. (HUFFMAN, 2003)

Pesquisadores da percepção acreditam que os humanos precisam de imagens atualizadas com frequência, o que chamam de modelo do entorno. Por meio desse modelo que "os humanos percebem, tomam decisão e se comportam"(ATKINSON, 2012). Para isso, é necessário sempre buscar informações novas, para alimentar o modelo, e organizar essas informações de modo útil, para que quando necessário, sejam acessadas.
Por isso a percepção é individual, e não depende apenas do estímulo, mas sim do seu modelo de entorno, que foi criado durante toda sua vida.
No caso do exercício, o órgão sensorial trabalhado foram os olhos, e comoestímulo sensorial bruto a luz. Como se sabe, "a visão é o sentido mais bem adaptado nos seres humanos" (ATKINSON, 2012), mas será que todos, ao se depararem com uma imagem Figura-Fundo, veem a mesma coisa? O exercício proposto é exatamente observar como o processo perceptivo se dá, utilizando para isso uma imagem ambígua na qual se pode perceber uma moça ou uma velha.
Geralmente em massas de pretoe branco, no fenômeno das figuras reversíveis ou figuras ambíguas, a mesma imagem pode ser percebida ou interpretada como figura ou fundo, dependendo da direção do ponto de atenção visual do sujeito observador. Assim, mesmo quando o sujeito reconhece as duas figuras, não é possível ver a moça e a velha ao mesmo tempo. Isso demonstra novamente que a organização em figura e fundo está na sua mentee não no estímulo.
Os resultados serão expostos em forma de gráficos acompanhados de informações relevantes e interpretações do grupo. Além da aprendizagem de habilidades importantes de pesquisa, como a coleta de dados com sujeitos “concretos”, a observação e registro de dados, e a elaboração de relatórios, tivemos neste trabalho, a possibilidade de repetir um teste comentado na bibliografiaestudada e compará-la com as bases teóricas vistas constantes nas discussões e considerações finais.

2. MÉTODO

Para dar clareza ao relatório, cabe aqui identificar e definir as partes e objetos participantes deste exercício. Primeiramente, identificamos como observadores ou aplicadores os integrantes do grupo que irão observar os sujeitos da pesquisa. Definimos como imagem o material entregueaos sujeitos para ser observado, e como figuras aquilo que poderia ser ou não reconhecido pelos sujeitos – a velha ou a moça.
O método consistia em, de forma padronizada, mostrar uma imagem ambígua, reproduzida em papel. Esta imagem permitia duas interpretações diferentes: uma moça ou uma velha (ver Anexo no final deste trabalho).
Para tal pesquisa foram selecionados 12 sujeitos, com idades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O FENÔMENO DA FIGURA-FUNDO COMO FORMA DE ORGANIZAÇÃO PERCEPTUAL: FIGURAS REVERSÍVEIS
  • FIGURA FUNDO
  • Figura fundo
  • APS MIRELA Figura Fundo
  • analise de figura fundo
  • Figura Fundo E Emo O
  • Qual a importância da figura fundo para a percepção?
  • O fluxo figura e fundo gestalt

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!