observação

Páginas: 5 (1176 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014












OBSERVAÇÃO









ANA MÉRCIA LEMES B734GH-2







ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS






Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Atividades Práticas Supervisionadas, do curso de Psicologia, turno Noturno, da Universidade Paulista - unip. Ministrado pelo professora Marisa Silva









SUMÁRIOINTRODUÇÃO

Crianças pré-operatórias que se estende dos 2 aos 7 anos podem compreender o conceito de causa e efeito, estão começando a compreender relacionamentos causais. As crianças entre 3 e 6 anos fazem grandes avanços nas habilidades motora gerais como correr e pular, que envolvem os grandes músculos. A preferência no uso das mão geralmente se evidência aos 3 anos.(PAPALIA, 2000)OBJETIVO

Aprender a técnica de observação e comparar o conteúdo observado com as referencias teóricas da disciplina

JUSTIFICATIVA

Este trabalho tem como objetivo promover o contato do aluno com crianças de 0 – 12 anos através da técnica de observação permitindo que compreenda as dificuldades envolvidas na observação e no estudo decrianças.

METODOLOGIA

Local: Assis; População: 3 anos; Gênero: Masculino; Instrumentos: Folha e Caneta; Procedimentos: A realização do trabalho só aconteceu depois da assinatura do Termo de Conscientização do responsável e da diretora, após a autorização fomos pra a sala onde o menino encontra-se e posteriormente a sala de refeição.

RESULTADO

A observação começouàs dez horas e quinze minutos, quando entramos na sala ele estava assistindo O filme SHREK, nosso pequeno projeto estava concentrado e foi uma das poucas crianças que não nos olhou ao entrar. Ele estava sentado no chão e encostado na parede com o dedo na boca, por um breve instante ele nos olha, tira o dedo da boca, se ajeita em seu lugar, volta o dedo na boca, e direciona novamente a sua atençãoao filme.
As tias começaram a chamar as crianças para irem almoçar, todas as crianças sairam porem, nosso pequeno projeto de estudo saiu por ultimo e saiu correndo.
Todos se sentaram ao redor da mesa, nossa criança já sentada começou a me olhar com o dedo na boca e mexendo no banco. Parou de me olhar e ficou esperando a comida olhando a janela onde estavam os pratos. Ele se endireita nobanco e se deita na mesa, ao levantar a cabeça ele coça o olho e boceja, olha para a outra mesa.
Ele olha para os pratos que estão sendo colocados à mesa, se ajeita pega a colher com a ajuda de uma das tias corta o seu peixe com a colher, começa a comer com a mão direita, ele solta a colher na mesa, e aponta para um avião que estava passando no céu, quando volta a comer encara somente o seuprato, ele colocou um pouco de tomate na boca e fez uma careta porem continuou comendo, derruba um pouco de arroz a mesa pega esse arroz com a mão e coloca na colher, mexe no prato do amigo tenta apoiar o cotovelo sobre a mesa, pega uma colher com comida e assim repete o movimento por mais 5 vezes. Ele olha a rua onde esta um caminhão parado, olha para uma das moças que estavam auxiliando noalmoço, mexe no banco e volta a comer, quando acaba de comer coçou o olho e empurrou o prato de seu colega.
Ele cruza os pés e balança-os, ele se vira novamente e coloca os pés no chão. Ele mexe em alguns restos de comida caído a mesa, ele se ajoelha no banco, fica de pé sobre o mesmo e senta-se à mesa, quando a tia pede para que ele desça, senta no banco novamente morde os lábios, enquanto atia traz a fruta, ou seja, a banana. Ele pede a banana com as mãos estendidas, tira pedaços de casca da banana começa a comer a banana e olhar para a parede, coloca a banana na mesa e começa a brincar com ela, escorrega no banco para lado e bate na cabeça do amigo e é empurrado. A tia traz a caneca com água, coloca sobre a mesa e ele deita a cabeça sobre a caneca, ele pega a caneca e bebe um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Observação
  • observação
  • Observação
  • observaçao
  • Observação
  • observação
  • Observação
  • observação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!