Obesidade

Páginas: 8 (1813 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
A importância do controle da obesidade nos idosos
INTRODUÇÃO
Envelhecer bem e atividade física são conceitos fortemente associados. Ao longo dos últimos 30 anos, em que as alterações nas possibilidades de envelhecer bem passaram do prenuncio à realidade, foi produzido considerável conhecimento cientifico sobre a relação entre atividade física e envelhecimento saudável. Esta evidente também apossibilidade de retardamento do declíneo normal associado ao envelhecimento, de um agravamento mais lento das doenças associadas à idade, de evitação de certas doenças de inicio tardio e de relativa possibilidade de recuperação de certas disfuncionalidades, uma vez instaladas. O bem-estar é uma abordagem consciente e deliberada para o estado avançado de saúde. Esse panorama conceitual de bem-estarassemelha-se ao de saúde, devendo abranger as perspectivas da vida humana: social, fisiológica, psicológica e espiritual.
ENVELHECIMENTO E ATIVIDADE FÍSICA
Investigar os efeitos da atividade física sobre o envelhecimento representa avaliar a possibilidade de o individuo ativo, principalmente na chamada "terceira idade", ter a expectativa de uma melhor qualidade de vida, e talvez retardar osefeitos do envelhecimento.
Torna-se uma providência obrigatória, principalmente para os indivíduos mais idosos uma avaliação física criteriosa e uma adequada orientação para a prática de exercícios. Um aspecto interessante é perceber que, na verdade, o individuo mais idoso pode se beneficiar com a prática de exercícios, até mais do que os indivíduos mais jovens.
A explicação para este fato é, narealidade, bastante lógica: nós sabemos que a inatividade física leva a uma regressão progressiva da capacidade funcional de diversos órgãos e sistemas do nosso corpo. Sem nenhuma duvida o sistema que mais se ressente da inatividade é o sistema muscular. Os nossos músculos literalmente atrofiam com a falta de uso.
Por outro lado, a atividade física no idoso, desde que bem orientada, pode prevenirproblemas do envelhecimento (osteoporose, hipertensão, obesidade).
A Atividade física esta associada à diminuição da adiposidade entre jovens e adultos de meia-idade, porém essa associação entre os idosos é pouco estudada. O fato de as pessoas portadoras de fatores de risco morrerem mais cedo impossibilita a determinação da relação atividade física / obesidade em idosos. Vários estudosepidemiológicos, realizados em diferentes países, mostram que a atividade física vigorosa está associada a uma mobilização preferencial da gordura abdominal mais do que da gordura periférica. (Bouchard e Deprés, 1989). Tais resultados sugerem uma influência favorável da atividade física sobre as doenças de risco associadas à obesidade da região superior do corpo entre a população de meia-idade.
A atividadefísica é definida como qualquer movimento corporal produzido pela musculatura esquelética, portanto voluntária, que resulte num gasto energético, acima dos níveis de repouso. Inclui desde as AVD (atividades da vida diária) até as atividades esportivas e de lazer como dança, caminhadas, entre outros. Já a aptidão física pode ser definida como a capacidade que um indivíduo possui para realizaratividades físicas (Nahas, 2001, p. 33).
SAÚDE E MOTIVAÇÃO
A saúde é definida como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doenças ou enfermidades". Esta definição é seqüencial à definição que surgiu no final de 1940, por ocasião da constituição da OMS (Organização Mundial da Saúde). Ao contrário, saúde se identifica com uma multiplicidade de aspectos docomportamento humano voltados a um estado de completo bem-estar físico, mental, social e espiritual, onde à saúde representa um estado dinâmico de bem-estar positivo daqueles que possuem hábitos que promovem a saúde, diminuindo o risco de doença prematura e morte.
De acordo com Dawidoff (1989), "motivo ou motivação, refere-se a um estado interno que resulta de uma necessidade e que ativa ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • obesidade
  • Obesidade
  • Obesidade
  • Obesidade
  • Obesidade
  • obesidade
  • Obesidade
  • Obesidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!