Artigo cientifico

Páginas: 21 (5157 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
E-LEARNING: Ambiente Virtual de Aprendizagem: Utilização do Moodle[1]

Orientadora:
ADERALDO, Ana Carolina de Andrade
Componentes:
DUARTE, Arthur Nazário; FARIAS, Luiz Fernando; GONÇALVEZ, Pedro Henrique; GUERINO, Erico Felicio Gomes; MENEZES, David; NUNES, Samuel Silva; SÁ, Phillipe Barcelos

RESUMO

Com a evolução das tecnologias e a necessidade de obter-se informação com agilidade emobilidade, a Educação a Distância ou EAD ganha força com os métodos de educação E-Learning, que consiste na utilização de tecnologia da informação aliada a praticas de ensino e material didático, proporcionando a criação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, os AVAs. Dentre os diversos aplicativos AVAs, o Moodle vem ganhando destaque no mercado não apenas por ser gratuito, mas também por ser umsoftware open source, o que o torna adaptável a diversas plataformas tecnológicas. Neste trabalho, tivemos como objetivo avaliar os recursos e funcionlidades do Moodle utilizando como base uma pesquisa qualitativa aplicada a um especialista da área de E-Learning de uma instituição de ensino em Belo Horizonte.

Palavras-chave: E-Learning. Educação a Distância. Moodle.


1 Introdução

Mudançaé uma constante no contexto social em geral e na área de abrangência das tecnologias da informação e comunicação (TICs) em particular, e as inovações em pouco tempo se tornam ultrapassadas. Lidar com essa rápida evolução é uma difícil e complexa tarefa.

Considerando que os métodos de ensino também sofrem pressões por mudanças neste processo, uma nova forma de aprendizagem foi adicionada aoescopo das empresas e escolas, agilizando e buscando melhorar o ensino, conhecida como E-Learning.

O E-Learning é basicamente o uso intencional de informações em rede ou em Tecnologia de Comunicações voltado para o ensino e aprendizagem, permitindo o acesso ao conteúdo de uma forma que não seria possível dentro de espaços-temporais, restrições convencionais de ambientes educacionais, conforme Dede(NAIDU, 2006, apud Dede, 2000).

No Brasil, geralmente usa-se a expressão Educação a Distância (EAD) para traduzir o E-Learning, que vem ganhando força com a promoção de um portfólio amplo de cursos em diversas áreas, com custo, em maior parte dos casos, baixo. Cursos a distância são cada vez mais procurados no mercado, pois estes têm como proposta introduzir a mobilidade do tempo sem comprometerqualidade de ensino.

O conceito de EAD surgiu inicialmente com o objetivo de promover o acesso à educação ao público que não dispõe de recursos financeiros suficientes para investir em cursos presenciais ou são limitados pela distância física. No entanto, atualmente vivemos um crescimento acelerado da inclusão digital, o que torna propícia a adoção do E-Learning de forma mais ampla e natural,aliando tecnologia, recursos didáticos e conhecimentos específicos para promover o acesso ao conhecimento de forma irrestrita, a qualquer momento e lugar. “O acesso ao conhecimento deve ser possível a qualquer momento e em qualquer lugar e, acima de tudo, quando é considerado necessário e oportuno” (COSTA; PERALTA, 2007, apud Rosenberg, 2001).

Em meios coorporativos, o E-learning se torna umgrande aliado das empresas e profissionais, introduzindo a capacitação sem o custo do deslocamento de funcionários, que geralmente precisam atender às demandas da empresa de forma pontual, o que demanda tempo. Já em ambientes acadêmicos, a Educação à Distância acaba por contemplar o aluno que, por necessidade profissional ou pessoal, tem o tempo para dedicar-se à formação acadêmica restrito.

Parapromover a interação do aluno com a informação e facilitar o acompanhamento do aprendizado, hoje é comum a criação dos chamados Course Management Systems (CMS) ou, como são conhecidos no Brasil, Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). AVA é basicamente um ambiente baseado em internet que funciona de forma semelhante a um portal, cujo objetivo básico é a Educação à Distância (VILAÇA, 2010)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artigo cientifico
  • Artigo Cientifico
  • artigo cientifico
  • Artigo científico
  • Artigo cientifico
  • artigo cientifico
  • Artigo Científico
  • Artigo científico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!