Noções de Debito e Crédito

Páginas: 14 (3450 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
CONTABILIDADE: HISTÓRIA, INTERAÇÕES E PERSPECTIVAS.
Noções de débitos e créditos
Alguns historiadores relatam que aproximadamente dois mil anos a.C. * já existiam os primeiros sinas, de registros do método das partidas dobradas. Com o surgimento e a evolução do capitalismo no fim da idade média houve uma maior necessidade de busca por informações e registro das modificações do patrimônioindividual e empresarial.
Com o desenvolvimento econômico e social, a ciência contábil encontrou um campo propicio para seu crescimento e desenvolvimento de novas teorias e aplicações do método das partidas dobradas que consiste na técnica de debitar e creditar, os atos e fatos administrativos e financeiros das atividades realizadas pelas empresas.
Portanto, o método das partidas dobradas, é umatécnica de escrituração essencial na rotina contábil, para mensuração do patrimônio e desenvolvimento das empresas.
1.1 Justificativa
A escolha do tema foi baseada com intuito de aprimorar o conhecimento do método das partidas dobradas na prática da profissão contábil. Esse método tornou-se mais apropriado, tendo em vista que passou a produzir informações úteis e capazes de atender a todas asnecessidades de análise da situação líquida patrimonial das entidades, pelos gestores do patrimônio e outros que tenham a necessidade de conhecer a situação econômico-financeira e patrimonial da entidade.
1.2.1. Objetivo geral
Demonstrar a aplicação do Método das Partidas Dobradas na Contabilidade.
* Antes de Cristo
1.2.2. Objetivo específico
Relatar as diferenças entre débito e crédito na linguagemcontábil.
Conceituar débito e crédito.
Demonstrar a necessidade de aplicação do débito e crédito no dia a dia da contabi lidade.
1.3. Problema de pesquisa
Qual a Importância da aplicação do método das partidas dobradas na escrita contábil das empresas?
1.4.Metodologia
A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho constitui de pesquisas bibliográficas em livros, revistas técnicasespecializadas como a Revista Brasileira de Contabilidade e a Revista Mineira de Contabilidade em sites governamentais e ligados ao Conselho Federal da Contabilidade.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. História da Contabilidade
A evolução da contabilidade teve seu início, conforme os primeiros registros, relatados por alguns historiadores, que segundo IUDÍCIBUS (2004, p.34) “ fazem remontar os primeirossinais objetivos de existência de contas aproximadamente 2.000 anos antes de Cristo”.
Após as primeiras descobertas das escritas contábeis surgiram os primeiros escritos, conforme IUDÍCIBUS (2004, p.34) “logo é possível localizar os primeiros exemplos completos de contabilidade, seguramente no segundo milênio antes de Cristo, na civilização da Suméria e da Babilônia( hoje Iraque), no Egito e naChina”.
Os primatas por sua vez já utilizavam a contabilidade, defende SÁ (2006, p. 17) “ É comum encontrar nas pinturas e inscrições rupestres primitivas relações artísticas (fruto do emocional) ao lado de registros(fruto de racional) quantidade ( a coisa) e quantitativos (quantas coisas)”.
Não se sabe qual o surgimento da contabilidade, segundo HENDRIKSEN, BREDA (1999, p.39) “ Não sabemos queminventou a contabilidade, sabemos, porém, que sistema de escrituração por partidas dobradas começaram a surgir gradativamente nos séculos XII e XIV em diversos centros de comercio no norte da Itália”.
Com todas a especulações contábeis o ser humano, necessitou de uma formação, segundo SÁ (2006, p.15) “ Todos os estudos conduzem a conclusão de que o homem foi progredindo ao longo do tempo na medidaem que começou a desenvolver as faculdades da mente e do espírito”.
Ainda o mesmo autor “ Inicia-se, assim, um largo período de domínio do que se chamou “Escola Ibliana”, em particular, e européia, em geral, de contabilidade”.
No Brasil, com o crescimento econômico, a necessidade por uma contabilidade mais avançada crescia cada vez mais,diz NIYAMA (2007, p.1) “ Ate então a contabilidade no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • credito e debito
  • Débito e crédito
  • Credito e debito
  • Debito e credito
  • debito e credito
  • Débito e crédito
  • DEBITO E CREDITO
  • Debito e Credito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!