Netiqueta

Páginas: 5 (1029 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
NETIQUETA
1. Definição:
É o conjunto de boas maneiras e normas gerais de bom senso que proporcionam o uso da internet de forma mais amigável, eficiente e agradável. É importante ressaltar que em alguns casos, o descumprimento dessas regras pode significar a perda de grandes oportunidades.
2. Origem da palavra:
Ainda não sabemos ao certo, quem teria inventado a palavra Netiqueta . Noentanto é certo que o termo surgiu com o objetivo de estabelecer algumas regras de bons costumes para quem se comunica via internet. Ao que tudo indica, Netiqueta é a união de Net = que significa “ rede em inglês”, com “ Etiqueta”. Assim, podemos entender Netiqueta como sendo um conjunto de regras de Etiqueta para quem se comunica através da internet.

3. Missão da Netiqueta:
Não há um padrão,tampouco lei ou regimento. Para a Netiqueta, prevalece o bom senso e, principalmente, os costumes. Do mesmo modo que respeitamos os costumes locais, quando viajamos, por exemplo, aplicamos a Netiqueta nas comunicações via internet.
Cuidado ! Cada um escreve o que quer e o que pensa e, nem todo mundo tem bom senso – ou mesmo educação. Como no mundo real, no mundo virtual você também deverá decidircom quem trocará informações, ou seja, com quem se relacionará.
Como em toda a atividade social, é necessário um conjunto de regras básicas para um convívio pacífico e proveitoso. Como a comunicação é através da escrita, não há como dizer depois, “não era bem isso...”. Portanto, leia com atenção antes de enviar qualquer coisa, evitando problemas futuros.

4. Anonimato:
O fato de não estaremvendo você, enquanto internauta, não muda nada. Na verdade, poderão encontrar quem escreveu ou provocou alguma situação de constrangimento. Portanto, lembre-se que há pessoas nos outros computadores e procure tratá-las como gostaria que tratassem você.

5. Principais regras de etiqueta na internet:
5.1 – Maiúsculas
Nunca se deve escrever nada usando apenas as letras maiúsculas, isso significa quea pessoa está gritando. Além do mais, ler um texto assim é extremamente cansativo.
5.2 – Mensagens
Evite enviar mensagens de propagandas não-solicitadas e outras mensagens deste tipo.
5.3 – Emoticons
O emoticon é interessante quando usado de forma correta: demonstrar sentimentos. Os emoticons não devem ser utilizados como elementos do próprio texto, visto que em alguns casos não é possívelidentificar o que a pessoa quer dizer com aquilo.
5.4 – Fugir do assunto
Ao usar um comunicador instantâneo (mensagem de texto, whatsApp etc) nunca fuja do assunto. Mesmo que aquilo não lhe interessa ou é desagradável, diga algo, mesmo que finalizando o assunto, para mostrar que você leu a mensagem.
5.5 – Tópicos Chamativos
Nunca crie tópicos em fóruns com títulos muito chamativos eescandalosos, procure relacionar bem o título com a mensagem em questão.
5.6 – Ofensas
Na internet, principalmente em sites de relacionamento, não é difícil encontrar discussões negativas e ofensas. Se alguém for ofendido, não se deve revidar e criar uma “guerra on-line”, visto que isso dificilmente acabará. O melhor caminho é ignorar.
6. Criando um endereço de e-mail:
6.1 - É comum encontrar dificuldadede encontrar um e-mail válido( jose@provedor.com, certamente já existirá). As pessoas criam endereço de e-mail sem pensar que fica implícita, no endereço, alguma característica da sua personalidade (moral, ética, seriedade, honestidade...)
Tenha paciência até conseguir um nome conveniente, que represente o que você faz, como: josecarpinteiro@provedor.com, ou uma composição com seu sobrenome, porexemplo: josemattos@provedor.com.
6.2 - Invista o tempo que for necessário, para não se arrepender mais tarde. Claro, sempre dá para trocar... mas você terá que avisar a todo mundo a quem forneceu seu endereço de e-mail.
6.3 – EVITE apelidos recebidos na escola ( ou faculdade) ou apelidos carinhosos, a não ser que você possua diversos endereços. Alguns para brincar, outros para trabalhar ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Netiqueta
  • Netiqueta
  • Netiqueta
  • Netiquetas
  • Netiqueta
  • Netiqueta
  • Netiqueta
  • Netiqueta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!