Resumo Filosofia

Páginas: 8 (1895 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
DISCIPLINA
FILOSOFIA E ÉTICA
CURSO
PUBLICIDADE E PROPAGANDA – 2º Período - Noite
COLABORADO POR
JEFFERSON BRUNO




● A Filosofia

O conceito sobre a Filosofia, se volta para questões humanas no plano da ação, dos comportamentos e das ideias. O ponto de partida da filosofia é a confiança no pensamento ou no homem como ser racional, capaz de conhecer-se a si mesmo; capaz dereflexão. Preocupação para encontrar a verdade. O pensamento deve oferecer caminhos, critérios e meios para saber o que é verdadeiro e como alcançá-lo. A filosofia volta-se para a definição das virtudes morais (do homem) e das virtudes políticas (do cidadão). Pela primeira vez, é feita a separação radical entre a opinião e a imagem das coisas trazidas pelos órgãos dos sentidos e os conceitos e as ideias.● Sócrates (470-399 a.C.)

Ele se encontra no centro da dupla crise que se abate sobre Atenas na segunda metade do século V a.C.: a crise política agravada pela Guerra do Peloponeso e a crise ética provocada pelo relativismo dos sofistas. É nesse contexto sociocultural que Platão o apresenta como um terapeuta da alma.



● A Teoria das Formas de Platão

Em 387 a.C. funda, emAtenas, a Academia esforçando-se para reunir um grupo que veja no conhecimento algo vivo e dinâmico e não um corpo de doutrinas a serem simplesmente resguardadas e transmitidas. A educação deveria basear-se em uma ciência (episteme) e ultrapassar o plano instável da opinião (doxa).
Filósofo sistemático, Platão abordou os três grandes temas da filosofia: o ser, o conhecer e o agir; Do ponto devista do conhecimento, retomou de Sócrates a questão do conceito universal, mas interferiu no método socrático. Platão introduziu o método dedutivo, como modo de deduzir novas verdades a partir de verdades universais estabelecidas. A importância da oralidade é confirmada, por ele, através da sua dialética construída e articulada pelo diálogo.
A busca pelo conhecimento não se limita a descobrir averdade dos objetos, mas algo bem mais superior: chegar a contemplação das ideias morais que regem a sociedade - o bem, o belo e a justiça. O mundo das ideias, das formas e dos conceitos passa ser primordial na filosofia de Platão.
● Alegoria da Caverna


A Alegoria da Caverna é o texto mais conhecido de Platão, que levanta muitas questões sobre a realidade,conhecimento, etc.
Nahistória, dois homens prisioneiros estão acorrentados numa caverna, virados de costas para a abertura, por onde entra a luz solar. Eles sempre viveram ali, nesta posição. Conheciam os animais e as plantas somente pelas suas sombras projetadas nas paredes. Um dia, um dos homens consegue se soltar, e vai para fora da caverna. Fica encantado com a realidade, percebendo que foi iludido completamente pelosseus sentidos dentro da caverna. Agora ele estava diante das coisas em si, e não suas sombras. Diante do conhecimento. Retornou para a caverna, e contou para o companheiro o que havia visto. Este não acreditou, e preferiu continuar na caverna, vendo e acreditando que o mundo é feito de sombras. Para Platão, as coisas que nos chegam através dos sentidos (tato, visão, audição, etc), são apenas assombras das idéias. Quem estiver preso ao conhecimento das coisas sensíveis apenas não poderá alcançar o mundo das idéias, ficando como o prisioneiro.




● Aristóteles: A Filosofia e a Lógica

Acreditava que só o homem, com sua natureza composta de razão e desejo, é capaz de vício ou virtude, por estar entre os deuses e os animais. Os homens são movidos pelo desejo, que, por sua vez, émovido por um motor - o desejável.
O prazer admite variações, pois nem todos sentem prazer em relação às mesmas coisas, mas somente em relação ao que cada um estima ser um bem para si próprio. Aquele que possui como um bem, a justiça e a virtude, realizará ações justas e virtuosas. Mas, se o que lhe aparece como um bem é a satisfação dos prazeres sensíveis, seus atos tenderão a tudo que for...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia resumos
  • Resumo de filosofia
  • filosofia resumo
  • RESUMO Filosofia
  • Filosofia
  • Resumo de Filosofia
  • resumo filosofia
  • Resumo de filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!