Mudanca Organi acional

Páginas: 5 (1143 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Introdução
O presente trabalho insere-se na cadeira de introdução a ciências sociais, ministrada na faculdade de letras e ciências sociais da universidade Eduardo Mondlane, tendo como tema a especificidade da contribuição grega para o surgimento da filosofia, onde abrange o período que vai de finais do século VII a.C. a século V a.C.
Pretende-se compreender a contribuição da poesia (Hesiodo eHomero): da religião (publica e órfica) e das condições sócio - político e económico para o surgimento da filosofia na Grécia.
Objectivos
Geral - mostrar a especificidade da contribuição grega para o surgimento da filosofia.
Específicos - identificar a contribuição da poesia
Contribuição da religião para o surgimento da filosofia
Identificar dascondições sócio - política e económica para o desenvolvimento da filosofia
Metodologia
Com finalidade de tornar o presente trabalho rico em informação, recorreu-se a certos métodos e técnicas onde passa-se a mencionar:
Método histórico o método histórico consiste em investigar acontecimentos, processos do passado para verificar a sua influencia na sociedade (Marconi e Lakatos 2004). Este métodovai anos ajudar a entender as origens e os factores que contribuíram para o surgimento da filosofia.
Técnica documental consiste na recolha de dados por meio de livros, documentos oficiais que são obtidos de maneira indirecta (Gil 2008:109)



Especificidade da contribuição para o desenvolvimento da filosofia
A filosofia deriva do génio helénico, e não derivou aos gregos a partir dosestímulos precisos das civilizações orientais. Do oriente vieram alguns conhecimentos científicos, astronómicos e matemático - geométricos, que o grego soube repensar e recriar em dimensão teórica, enquanto os orientais os recebiam em sentido prevalecentemente pratico.
Assim como os egípcios que desenvolveram e transmitiram a arte do cálculo, os gregos particularmente a partir dos pitagóricos,elaboraram uma teoria sistemática do número. Babilónicos fizeram uso de observações astronómicas particulares para traçar as rotas para os navios, os gregos as transformaram em teoria astronómica orgânica. No entanto os gregos universalizaram e sistematizaram o conhecimento.
A filosofia desenvolveu-se na Grécia devido as condições favoráveis que lá existiam (temperatura espiritual particular num climacultural e politico favoráveis).
A filosofia helénica deriva de três pontos que foram: a poesia, religião e condições sócio -políticos adequadas.
Poesia
Antes do nascimento da filosofia, os poetas tinham grande importância na educação e na formação espiritual do homem grego. Antecipou o gosto pela harmonia, pela proporção e pela justa medida, e um modo particular de fornecer explicações,remontando as causas, mesmo que em nível fantástico - poético.
Destacaram-se poetas como Homero, que em seus poemas apresentam particularidades que os diferenciam dos poemas de outros povos, como grande senso da harmonia, da proporção, do limite e da medida.
Homero não se limitava a narrar os factos, mas também pesquisa as suas causas e razoes, embora que em nível mítico - fantástico, procura dediversos modos apresentar a realidade na sua totalidade ainda que de forma mítica.
Toda odisseia de Homero é dominada pela crença numa lei de justiça, de que os deuses são guardiões e garantes, lei que determina uma ordem providencial nas vicissitudes humanas pela qual o autentico justo triunfa e o injusto é punido.
Hesiodo com a sua teogonia relata o nascimento de todos os deuses, onde apresentauma explicação mítica - poética e fantástica da génese do universo e dos fenómenos cósmicos. Esse poema abriu o caminho para a posterior cosmologia filosófica, que ao invés de usar a fantasia buscara com a razão para o princípio primeiro do qual tudo se gerou.
Os líricos que fixaram a noção do limite, ou seja, o conceito de justa medida, que baseia-se na ideia de nem demasiado muito, nem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • "ERA DE MUDANÇAS OU MUDANÇAS DE ERA?"
  • Mudança
  • mudanças
  • mudança
  • A muDANÇA!
  • mudancas
  • mudança
  • Mudança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!