processo roçamentario

872 palavras 4 páginas
Uma Contribuição à melhoria do processo orçamentário

O ambiente encontrado hoje pelas organizações contemporâneas, exige uma reação rápida e imediata para acompanhar as mudanças dos diferentes segmentos deste ambiente, para então, conseguir se diferenciar e incrementar os níveis de competitividade do mercado. Os sistemas de medidas de desempenho são uma boa opção para sobreviver neste ambiente, há várias razões para utlizar estas medidas, entre eles estão: identificar onde se obtém sucesso em relação ao cliente, ajudar a entender os processos internos, identificar onde estão os problemas e onde seria necessário melhorar , focando na inovação, manter na irganização pessoas com habilidade e competência, tomar decisões baseadas em fatos e nao em suposições e emoções, demonstrar se as melhorias planejadas estão realmente sendo concretizadas e atender os acionistas com sistema aberto e transparente.
As medidas financeiras são predominantes nos sistemas de gestão, porém apresentam algumas limitações, tendem a medir e analisar variáveis internas, falham por não incluir medidas amplas de desempenho como qualidade, satisfação dos empregados e clientes, são indicadores de resultado, tendem a analisar fatos que já ocorreram e geralmente são medidas macros, não expressando o elemento específico que acarretou a variação.
O orçamento sempre fez parte do sistema de administração, tem como princípio fundamental o planejamento e controle do resultado, tornou-se rapidamente o elemento central da maioria dos sistemas de gestão usados pelas empresas. Inicialmente, utilizava-se o orçamento empresarial com a projeção dos recursos baseados na estrutura organizacional e então, surgiu o orçamento contínuo que tinha como ênfase a revisão contínua. Em seguida surgiu o orçamento base zero, com projeções dos dados como se as operações estivessem começando da estaca zero, ou seja, como se a empresa estivesse iniciando suas operações. O quarto surgimento foi o orçamento flexível e

Relacionados