MONARQUIA

Páginas: 8 (1845 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2013
 MONARQUIA
1. INTRODUÇÃO
Monarquia é uma das mais antigas formas de governo em que o monarca (rei, imperador, príncipe, etc.) governa um país como chefe de Estado. A transmissão de poder ocorre de modo hereditária (de pai para filho) e vitalícia ou até a sua abdicação, sem ter qualquer consulta ao povo, ou seja, não há eleições para a escolha de um monarca. O local onde o monarca vive etrabalha é chamada corte, e os cidadãos de uma monarquia são referidos como súditos. O regime monárquico desenvolveu-se como uma extensão lógica da liderança absoluta de chefes tribais primitivos. Muitos dos primeiros monarcas, tais como os do Egito antigo, reivindicavam que governaram por direito divino. Entretanto, na propagação da monarquia europeia durante a Idade Média, a liderança geralmenterecaía sobre o nobre que poderia mais eficazmente reunir e comandar um exército. No passado, monarcas tomavam a decisão final absoluta sobre seus assuntos, severamente limitando a liberdade pessoal e econômica de todos os cidadãos, à exceção da nobreza e da aristocracia. Tal sistema de governo existiu na maioria dos países da Europa por séculos, mas o descontentamento de cidadãos da burguesia,nobreza, clero e das classes mais baixas acabou crescendo, causando diversas revoltas e revoluções que derrubaram muitas delas. Em meados do século XIX, o poder dos monarcas europeus já tinha sido limitado, abrindo caminho para sistemas de governo mais participativos, como as monarquias parlamentaristas as republicas parlamentaristas e as repúblicas presidencialistas.
















2.TIPOLOGIA
Ao longo da história têm existido diferentes tipos de monarquia:
2.1. MONARQUIA SAGRADA OU RELIGIOSA
A forma mais antiga que se conhece da monarquia foi a sagrada ou a religiosa, que encontramos nas culturas primitivas. Neste tipo de monarquia, o rei era considerado como de origem divina e possuía um poder limitado pelo regulamento religioso. Tal modelo pode encontrar-se emIsrael, na Roma Antiga, no Império asteca e no Antigo Egypto.
2.2. MONARQUIA FEUDAL

Desde a Idade Média, o regime monárquico se espalhou por toda a Europa, normalmente pela necessidade de um dirigente forte, capaz de formar e comandar exércitos para defender o país. As monarquias feudais europeias eram assim dinásticas, o trono sendo geralmente transmitido ao filho mais velho ou aomais próximo descendente masculino. Os soberanos medievais buscavam armas e soldados com os senhores feudais, e não se mantinham no poder que graça a fidelidade da nobreza.
Na Idade Média, sobretudo até ao século XIV, a monarquia exercia-se segundo um regime feudal, ou seja, não existia uma clara distinção entre a propriedade privada e a propriedade pública. Na verdade, as diferenças entre asfunções dos cargos senhorial e régio eram bastante confusas e estavam muitas vezes interligadas. Pode dizer-se que o rei sintetizava na sua pessoa o senhor e aquele que é mais importante entre os senhores, como bem evidencia o título dado ao rei Afonso III nas Inquirições, Dominus Rex ("Senhor Rei").
A monarquia feudal manifesta-se, entre muitos outros fatores, na atribuição livre de cargosrelacionados com a fiscalidade, o exercício da justiça, o exército, a representação da pessoa real, a cedência de propriedades em regime de vassalagem e na comunicação de todas as propriedades e poderes inerentes ao soberano de pai para o filho.
As principais características que marcam a diferença entre o rei e os restantes senhores são a de deter plenos direitos sobre os homens livres – que não tinhamdependência de nenhum senhor -, a de possuir, em geral, propriedades bastantes mais vastas que estes e a de nelas se encontrar a maior parte dos núcleos urbanos, que proporcionam mais poder, mais mãos armadas e mais rendimento industrial, comercial e mesmo agrícola e pecuário, para não mencionar os poderosos mosteiros e os impostos específicos recebidos dos judeus e dos mouros.
Nas terras sob...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Monarquia
  • Monarquia
  • Monarquia
  • Monarquia
  • Monarquia
  • Monarquia
  • Monarquia
  • Monarquia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!