Mobilidade urbana na terceira idade

Páginas: 16 (3791 palavras) Publicado: 21 de julho de 2015
Trabalho de Psicologia de Envelhecimento –
Mobilidade urbana


Introdução

O espaço urbano pode ser considerado como um espaço fragmentado que tem diferentes paisagens e usos de terras, ou também como um espaço de conexões com estrutura social, processos e funções urbanas.
A cidade é constituída por alguns processos como acúmulo de capital e reprodução social e que tem uma estrutura que podevariar, mas, basicamente, é formada por um núcleo central, uma zona periférica, centro, área industrial, sub-centresterciário, áreas residenciais distintas em termos de forma e conteúdo, como as favelas e os condomínios exclusivos, áreas de lazer. O espaço urbano é fragmentado, mas também é articulado, mantendo as relações das diferentes áreas da cidade, e essa articulação é manifestada através dofluxo de veículos e pessoas, como os deslocamentos cotidianos, da casa para o trabalho, lojas, visitas aos amigos e parentes, idas ao cinema, praças, igrejas, entre outros.

O Brasil sempre foi considerado um país jovem, porém, nos últimos 50 anos, a população brasileira teve uma grande mudança nos níveis de mortalidade e fecundidade, fazendo com que a pirâmide populacional mudasse, passando deuma pirâmide com base larga e ponta pontiaguda, agora seguindo para uma forma chamada “barril”.
Nos países desenvolvidos o processo de desenvolvimento ocorreu muito antes, e foi depois deles terem adquirido padrões de vida elevados, diminuído as desigualdades sociais e econômicas, assim os países desenvolvidos enriqueceram e ficaram velhos, já os subdesenvolvidos ficaram velhos antes deenriquecerem, e sem nenhum planejamento. Esse envelhecimento no Brasil está ligado a questões médicas e principalmente o baixo índice de mortalidade infantil.
O governo brasileiro vem criando algumas medidas como leis, o Estatuto do Idoso de 2004, legislações e projetos para a melhoria da vida dos idosos, como leis que dão privilégios aos idosos, como amparo previdenciário, atendimento especifico, dispensado pagamento do imposto de renda, e, por exemplo, a Lei 8.842 de 1994 Art. 1º “A política nacional do idoso tem por objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.”.

Porém, o envelhecimento é um processo que traz muitas necessidades espaciais e que influenciam o espaço. As necessidades físicas são maisfáceis de serem reconhecidas, e elas são relacionadas com a saúde, segurança e conforto, portanto, é necessário um ambiente projetado para algumas dessas necessidades como rampas, encostos, certo tamanho de bancos e assentos, e o Brasil é muito despreparado em relação a essas questões.

A acessibilidade é a conexão entre as redes da cidade e muito importante relacionada com o envelhecimento, jáque para exercer a cidadania é preciso autonomia e independência e para que os idosos consigam exercer são necessárias algumas adaptações às suas necessidades. E para que os espaços sejam acessíveis existem quatro pontos básicos:
Orientação/informação é sobre a possibilidade do indivíduo se deslocar no ambiente através de informações dadas pelo próprio ambiente, sendo para o idoso uso de letrasmaiores, cores diferentes, sonorização, iluminação, entre outros.
Deslocamento é a garantia que o indivíduo consiga se deslocar no ambiente. Os idosos tendo necessidades maiores sobre essa questão é necessário que os pisos sejam antiderrapantes, antirreflexos, que não tenham desníveis.
Uso é correspondente à utilização dos elementos e participação em atividades. Que é um ponto que, para os idosos,refere-se ao mobiliário ser de fácil acesso, e os espaços serem livres para garantia da utilização do espaço e objetos.
Comunicação é o componente relacionado com a interação entre os usuários do ambiente. Para os idosos, entre outros é importante quiosques de informação com funcionários treinados para dar informações aos idosos, bancos um em frente ao outros possibilitando a comunicação e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mobilidade Urbana
  • mobilidade urbana
  • Mobilidade Urbana
  • Mobilidade Urbana
  • MOBILIDADE URBANA
  • Mobilidade Urbana
  • Mobilidade Urbana
  • Mobilidade Urbana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!