Metolodia

Páginas: 2 (467 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Exercício do texto


1. O que propõe a leitura do Texto do Palomar na praia: leitura de uma onda?
Perceber que Palomar, com sua percepção peculiar, procura fazer uma pesquisa científica a partirde coisas que a maioria banaliza, como observar uma onda, entender suas fases, movimentos, diferentes aspectos e formas.

2. Qual é o exercício deste texto?
Aprender, indiretamente, sobre apesquisa científica. Ter um objeto, uma pesquisa (e delimita-la), aprender a analisar e levantar hipóteses (mesmo que várias vezes, pois toda onda se transforma, é diferente) e ter um objetivo alcançado.3. O que é pesquisa na perspectiva do texto?
Manter basicamente tudo aquilo que foi observado durante o tempo, as ondas e suas diferentes formas, entender que elas mudam, nenhuma onda é a mesma,apesar de um jeito banal parecer igual. Refletir para que assim possa estender seu conhecimento para todo o universo.

4. Quem é o pesquisador e o objeto da pesquisa no texto?
O pesquisador, sendoaquele que observa, que deseja chegar a uma conclusão, é Palomar. E o objeto a ser observado é a onda.

5. [Palomar] [...] não está contemplando, porque para a contemplação é preciso um temperamentoconforme, um estado de ânimo conforme e um concurso de circunstâncias externas conforme: e embora em princípio o senhor Palomar nada tenha contra a contemplação, nenhuma daquelas três condições,todavia, se verifica para ele. Em suma, não são ‘as ondas’ que ele pretende observar, mas uma simples onda e pronto: no intuito de evitar as sensações vagas, ele predetermina para cada um de seus atos umobjetivo limitado e preciso (Calvino, 1994, p. 7).
Palomar tem um método; a partir dele, pretende obter um resultado, qual seria esse resultado?
O resultado seria apreender uma onda. Para issodelimita seu procedimento, traçando seu objetivo. Ele entende que para conhecer precisa fragmentar o mundo, por isso ele deseja observar uma onda e não as ondas.

6. Faça uma resenha crítica do que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A.l 0.0 metolodia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!