saude

Páginas: 2 (400 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
A contextualização acima procurou dar conta de uma história geral que está presente quando se pensa a saúde no plano coletivo, social e público. Em realidade, a sua abordagem neste trabalhogarante-nos que para se estudar as origens e o desenvolvimento do campo da saú¬de, em especial em suas dimensões sociais, é imprescindível que o tema seja tomado em suas múltiplas relações. No casoespecífico do Brasil, toma-se essencial entender que as trajetórias de um pensamento social resultou em diferentes aproximações em diferentes momentos.
Estas aproximações retomam as origens da saúdecoletiva no pro¬jeto preventivista, que na segunda metade dos anos 50 do século XX foi amplamente discutido, com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde. Ele se associa à crítica de uma determinadamedicina que, na teoria e na prática, estava em crise. A crítica dirigia-se ao modelo biomé¬dico, vinculado muito mais ao projeto pedagógico, e não de forma direta às práticas médicas. Tanto assim que osaldo deste momento é a criação dos departamentos de medicina preventiva e social nas escolas médicas e de disciplinas que ampliam a perspectiva clínica, como a epidemiologia, as ciências da conduta,a administração de serviços de saúde, a bioestatística. Instala-se a preocupação com uma perspectiva biopsicossocial do indivíduo e a extensão da atuação pedagógica para fora do hospital, criandotrabalhos comunitários.
Este projeto alternativo era resultado das transformações que se seguiram ao término da Segunda Grande Guerra (1939-1945) e que nos anos 1950 e 1960 preconizava que odesenvolvimento dos países do chamado terceiro mundo passava necessariamente por um progra¬ma de substituição de importações, que possibilitaria o surgimento de um setor industrial, produtor de manufaturados,permitindo a acu¬mulação de capital. Ampliava-se a participação estatal e o aumento da produtividade da força de trabalho, num projeto desenvolvimentista no qual a seguridade social e o saneamento se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Saude
  • Saude
  • Saude
  • saude
  • Saúde
  • Saude
  • saude
  • saude

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!