METODOLOGIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Páginas: 16 (3857 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
UNIDADE 1

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:
CONCEITO, HISTÓRICO, MEIOS E RECURSOS



1. O que é educação à distância, quais são suas características e sua importância?
R: Educação a distância é o processo de ensino aprendizagem mediada por tecnologias, onde professor e aluno não se encontram no mesmo espaço, mas podem estar conectados por tecnologias, como a Internet. Podem ser usados nestamediação os correios, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o fax e tecnologias semelhantes. Na expressão “ensino a distância” a ênfase é dada ao papel do professor, como alguém que ensina a distância. Principais características da educação à distância:
Separação de professor e aluno no espaço.
Controle do aprendizado realizado mais intensamente pelo aluno do que pelo professor distância.
Maiorautonomia no aprendente.
Comunicação entre alunos e professores é mediada por meios de comunicação tecnicamente disponíveis, sendo eles impressos, eletrônicos, mecânicos.
Vivemos em um mundo cada vez mais informatizado e a educação tende a refletir as características do seu tempo, a modalidade educacional a distância vem crescendo rapidamente, as instituições de ensino e os cidadãos tem apostadoneste método, vendo no EaD uma excelente oportunidade para retomarem os estudos em meio a correria do dia a dia, podendo assim se formar e acompanhar a sociedade.

2. Faça uma análise crítica da EAD no Brasil, considerando o histórico, a legislação e as políticas do MEC (pesquise a legislação e as políticas na internet).
R: Seguindo os acontecimentos de nível mundial a respeito da EaD, no Brasil,sua evolução histórica é marcada pelo aparecimento e a disseminação dos meios de comunicação. Esta modalidade de educação também passou pela fase da correspondência, do rádio, da televisão, até chegar à atuação conjugada de vários meios de comunicação, entre eles os favorecidos pelo uso da internet.
Segundo Alves (2009, p. 9), a trajetória da EaD no Brasil é marcada por avanços e retrocessos, eainda, alguns momentos de estagnação, provocados principalmente pela ausência de políticas públicas para o setor. De acordo com mesmo autor, existem registros que colocam o Brasil entre os principais do mundo no que se referia a EaD até os anos de 1970. Depois dessa época o Brasil estagnou e outras nações avançaram e, somente no fim do milênio é que as ações positivas voltaram gerandodesenvolvimento considerável nesta modalidade educacional.
Pesquisas mostram que já antes de 1900 existiam anúncios em jornais de circulação no Rio de Janeiro, como o Jornal do Brasil, que ofereciam cursos profissionalizantes por correspondência.
Em 1904, com a instalação das Escolas Internacionais, é possível demarcar oficialmente este fato. Estas escolas se tratavam de unidades de ensino estruturadas queeram filiais de uma organização norte-americana. Os cursos sempre eram voltados para pessoas que buscavam empregos, o ensino era por correspondência e os materiais didáticos enviados pelos correios, que utilizavam as ferrovias para transporte (Alves, 2009).
Também é importante registrar a fundação do Instituto Universal, que apesar de ter sido fundado em 1939, também é considerado como uma dasprimeiras experiências em EAD no Brasil, utilizando basicamente material impresso (GUAREZI, 2009).
Em 1941, é criada a primeira Universidade do Ar, que durou dois anos. (GONZALES, p.35)
O uso da televisão no Brasil, em programas EaD, teve seus primeiros registros a partir de 1960. Coube ao Código Brasileiro de telecomunicações, criado em 1967 determinar que deveria haver transmissão de programaseducativos pelas emissoras de rádio e televisões educativas (ALVES, 2009).
Na década de 1970, a Fundação Roberto Marinho institui um programa de Educação supletiva a distância para o 1° e 2° graus (GONZALES, p. 35).
No fim da década de 1980 e inicio dos anos 90, nota-se um grande avanço da EaD brasileira, especialmente em decorrência dos projetos de informatização, bem como da difusão das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodologia de educação a distancia
  • metodologia de educação a distância
  • Dossiê MEAD.( Metodologia de educação a distância.
  • Educaçâo a distância e ensino a distância
  • EDUCAÇÃO A DISTANCIA
  • educação a distancia
  • Educação a distância
  • educacão a distância

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!