MetanoL

Páginas: 7 (1721 palavras) Publicado: 18 de março de 2015
METANOL

O metanol,também chamado de álcool metílico,hidrato de metila ou hidróxido de metila, é um liquido claro,volátil,com odor característico de álcool e altamente inflamável. Metanol bruto pode ter um odor pungente e repugnante. Essa substância pode ser obtida principalmente através da destilação destrutiva de madeiras, processamento da cana-de-açúcar ou por meio de gases de origemfóssil. Suas propriedades químicas são semelhantes ao etanol, porém, a toxidade é bem superior. Sua fórmula molecular é: CH3OH.Também pode ser representado das seguintes formas:


Classificação
Líquido inflamável, Tóxico.






Utilização
Cerca de 70% do metanol produzido no mundo é usado na síntese química, como matéria prima na fabricação de formaldeído e outras substâncias. Ébastante utilizado nas indústrias químicas, pois ele é um importante solvente industrial, apresentando grande eficiência no processo de dissolução de alguns sais. Está presente em vários produtos comerciais e de consumo, como tintas, vernizes, solução de degelo para radiadores, soluções de limpeza, colas e adesivos. É um constituinte naturalmente presente em bebidas alcoólicas, em pequenasquantidades em relação aos demais componentes,
como produto secundário do processo de fermentação. Também pode ser empregada na fabricação de plástico, solvente em reações farmacológicas, produção de biodiesel, combustível, entre outros.
A utilização do metanol como combustível foi duramente criticada, pois essa substância polui o meio ambiente, é extremamente tóxica e, em caso de incêndio, sua chama élimpa e clara, praticamente invisível, fato que dificulta o controle do fogo. Outro problema citado é com relação à saúde, visto que o contato frequente com o metanol pode causar câncer, irritação nos olhos, dor de cabeça, vômito, náusea, etc.
A tecnologia brasileira de produção de metanol alcançou bons resultados nas últimas duas décadas. A destilação do eucalipto é o principal processoutilizado, no qual o gás resultante é comprimido e, por catálise, origina o metanol. Porém, ainda há a necessidade de elaborar técnicas para reduzir os gastos durante a produção, além de aprimorar a distribuição do metanol para o mercado consumidor.

Perigos
Líquido e vapor inflamável: Queima com uma chama transparente, quase invisível à luz do dia ou uma chama azul claro. Durante um incêndio, monóxidode carbono, dióxido de carbono e gases irritantes e tóxicos como o formaldeído podem ser produzidos. Os vapores podem acumular-se em espaços confinados, resultando em toxicidade e perigo de inflamabilidade. Recipientes fechados podem romper-se violentamente e liberar repentinamente grandes quantidades de metanol, quando expostos ao fogo ou calor excessivo por um período suficiente de tempo. Osvapores são ligeiramente mais pesados que o ar e podem percorrer grandes distâncias em direção a fontes de ignição.

Medidas de combate ao fogo
Agente extintor adequado
Incêndios pequenos: Agentes químicos secos, CO2, jato d’água. Incêndios grandes: Jato d’água (veja observação em Agente Extintor Inadequado), AFFF (Espuma que forme um filme aquoso do tipo que resiste ao álcool) com umsistema de proporção de espuma de 3% ou 6%.
Agente extintor inadequado: Espumas sintéticas para fins gerais ou espumas de proteína podem funcionar, mas com menor eficácia. Água pode ser efetiva para resfriamento, mas pode não ser efetiva para extinção do fogo porque pode não esfriar o metanol abaixo do ponto de ignição.
Medidas de combate ao fogo: O metanol queima com uma chama transparente,quase invisível à luz do dia. Permanecer contra o vento! Isolar e restringir o acesso à área. A concentração de metanol na água acima de 25% pode ser inflamada. Usar um jato fino ou neblina para controlar o fogo, resfriar os recipientes ou as estruturas adjacentes. Estancar a água usada para controlar o fogo, para remoção mais tarde. Bombeiros devem usar máscara respiratória de pressão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metanol
  • Metanol
  • Metanol
  • metanol
  • Metanol
  • O metanol
  • Metanol
  • metanol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!