O metanol

Páginas: 15 (3728 palavras) Publicado: 12 de junho de 2014
O metanol (álcool metílico, hidrato de metilo, álcool metílico, hidróxido de metilo), o mais simples álcool existente, foi primeiramente isolado por Robert Boyle em 1661, mas só em 1834 é que dois químicos franceses determinaram a composição desta substância, cuja fórmula química é CH3OH. Trata-se de um líquido volátil, incolor, altamente polar, inflamável e tóxico, com um odor característicoque é mais leve e adocicado que o odor do álcool etílico (etanol). Tem as seguintes características físicas: é encontrado em fase líquida; é completamente miscível em água; tem ponto de fusão a -97 °C (nível do mar); ponto de ebulição a 64,7 °C (nível do mar); densidade de 0,7918 g/cm3 e pKa de aproximadamente 15,5.
Fontes
Obtido inicialmente a partir da destilação da madeira, a principal fontenatural de metanol é a decomposição de plantas, como emissão volátil. Também é produzido naturalmente no metabolismo anaeróbico de diversas bactérias, formado durante a decomposição de restos biológicos, lodo e água de esgoto. O resultado é a presença de pequena quantidade de vapor de metanol na atmosfera, que após poucos dias é oxidado a gás carbônico e água.
Nas indústrias, é sintetizadoartificialmente em um processo de várias etapas, sendo o gás natural a matéria-prima mais largamente utilizada. Outras fontes viáveis como matéria-prima são alguns produtos leves do petróleo e gás sintético de carvão.
Usos
Atualmente, o metanol é largamente usado como solvente industrial na produção de outros produtos químicos. Por exemplo, produz removedores de tintas e verniz e está presente emsoluções automotivas anticongelantes e degelantes, bem como em líquidos limpadores de parabrisas. Muitos outros produtos como plásticos, tintas e explosivos são derivados do principal produto do metanol, o formaldeído.
O uso do metanol como combustível para motores recebeu atenção durante a Crise do Petróleo na década de 1970 em virtude de sua disponibilidade e baixo custo, em um processo detransformação de metanol em gasolina desenvolvido por Mobil. Porém, seu uso é limitado nesse sentido pelo fato de não ser tão inflamável quanto a gasolina. Atualmente, é utilizado como combustível em carros de corrida (o fato do fogo gerado pelo metanol poder ser apagado com água e sua fumaça não ser negra, o que atrapalharia equipes de salvamento em acidentes, acabou levando à essa opção) e em misturascom gasolina para outros veículos, como ônibus. Durante a Segunda Guerra Mundial, chegou a ser usado como combustível para foguetes nazistas. Hoje em dia, há consenso de que o uso do metanol em combustíveis oxigenados irá crescer (aumentando também o risco de exposição), como alternativa renovável aos hidrocarbonetos baseados em petróleo. Contudo, o atualmente chamado “bioálcool” ainda não é capazde ser usado puro (100%) em motores de carros que utilizam derivados de petróleo.
É usado na produção de formaldeído, ácido acético, derivados metílicos e ácidos inorgânicos. É também ingrediente tradicional de bebidas alcoólicas metiladas (ponto importante a se destacar em relação à exposição humana) e usa-se na desnaturação do álcool etílico. Na indústria farmacêutica, é usado como solvente naprodução de hormônios, vitaminas, colesterol e estreptomicina, entre outros.
Na décade de 1990, em algumas cidades dos EUA, o aditivo para gasolina MTBE (metil-terbutil-éter), um derivado de metanol, foi utilizado para diminuir o “smog” fotoquímico presente nesses locais. No entanto, vazamentos de tanques de armazenamento de gasolina contaminaram mananciais subterrâneos, e a suspeita decontaminação da água potável usada no abastecimento dessas cidades acabou por levar a um uso mais cuidadoso da substância.
Um derivado importante do metanol nos dias atuais é o dimetil-éter, que está sendo usado como substituto aos clorofluorcarbonos (CFC) nos sprays aerossois.
Está se iniciando também uma fase importante no uso do metanol em células de combustível que podem ser miniaturizadas em um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metanol
  • Metanol
  • Metanol
  • metanol
  • Metanol
  • MetanoL
  • Metanol
  • metanol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!