Metanol

Páginas: 5 (1137 palavras) Publicado: 6 de maio de 2014
Obs: Julguem se cabe ou não citar www.gpcquimica.com/portal/metanol.html
O metanol, cuja fórmula molecular é CH3OH, é um líquido incolor, com peso molecular igual a 32,04g/mol, possuindo um odor suave na temperatura ambiente. Sua reatividade é determinada pelo grupo funcional hidróxi(-OH), sendo, portanto completamente miscível de água, álcoois, ésteres, e na maior parte dos solventesorgânicos, além de possuir uma razoável solubilidade em óleos e gorduras. Devido a sua polaridade, o metanol dissolve certas substâncias inorgânicas, sendo uma das mais importantes matérias-primas químicas no mundo contemporâneo xxxxx. Desde sua descoberta, no final do século XVII, o metanol evoluiu para ser uma das matérias primas mais consumidas na indústria química.

Propriedades
 
 
Valor
Ponto defusão, °C


-97,68
Ponto de ebulição, °C

64,7
Temperatura crítica, °C

239,4
Pressão crítica, Kpa

8096
Calor de fusão, J/g


103
Calor de vaporização no PE, J/g
1129
Calor de combustão a 25°C, J/g
22.662
Calor específico 25°C, J/g.K

2,533
Solubilidade em água

Miscível
Densidade a 25°C, g/cm3

0,787
Viscosidade do líquido a 25°C, cP
0,541
Constante dielétrica a25°C
 
32,7
Tabela 1. Propriedades físicas do metanol (Pereira, 1998)
O metanol possui propriedades narcóticas peculiares, sendo também um irritante para as mucosas. Seu principal efeito tóxico é exercido sobre o sistema nervoso, particularmente os nervos ópticos e possivelmente a retina. O efeito sobre os olhos tem sido atribuído a neurite óptica, seguida de atrofia donervo óptico. Uma vez absorvido, é lentamente eliminado. O estado de coma produzido por ingestão massiva pode durar de 2 a 4 dias. No corpo, os produtos formados a partir de sua oxidação são o formaldeído e o ácido fórmico, ambos tóxicos. Devido à lentidão com a qual é eliminado, deve ser considerado como um veneno de efeito cumulativo. Ainda que exposições curtas aos vapores não devam causar efeitosprejudiciais, quando se tornam diárias podem resultar em acúmulo de metanol suficiente para provocar danos à saúde.
As exposições severas podem causar vertigem, perda de consciência e paradas respiratória e cardíaca. A ingestão oral de 25 a 100 mL já pode ser fatal. Em casos de exposição menos severa, os sintomas podem ser de fraqueza, fadiga, dores de cabeça, náuseas, além de turvação da vista,fotofobia e conjuntivite, podendo ser seguida de lesões oculares definitivas. Os sintomas com relação aos olhos podem regredir temporariamente, apenas para recrudescer posteriormente e progredir para a cegueira definitiva.
Encontram-se igualmente relatados casos de irritação de mucosas da garganta e do trato respiratório, assim como outros tipos de lesões do sistema nervoso. No contato com apele, esta pode tornar-se seca e quebradiça. A tabela abaixo indica alguns valores estimados de tolerância para exposição a vapores de metanol.



Tabela 2. Valores de tolerância estimados para vapores de metanol (Pereira, 1998)

Segundo a literatura, as reações que envolvem o metanol de maiorimportância são a desidrogenação oxidativa para gerar formaldeído empregando catalisadores metálicos (Reação 1) e a carbonilação levando ao ácido acético, catalisada por cobalto ou ródio. A reação catalisada por ácido entre o isobutileno e metanol (Reação 2), para formar o MTBE, importante aditivo para gasolina, vem encontrando aplicação crescente. Além destas, podem ser citadas as reações de formação deésteres metílicos, e reações com ácidos inorgânicos, como as que formam o nitrato e os haletos de metila (Pereira, 1998).

Reação 1:


Reação 2:



O estudo do metanol como estruturante das indústrias de químicos e energéticos é um novo arranjo das inúmeras rotas tecnológicas disponíveis ou em desenvolvimento nesses setores, como pode ser visto na Figura 1.
A visualização da Figura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metanol
  • Metanol
  • Metanol
  • metanol
  • O metanol
  • MetanoL
  • Metanol
  • metanol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!