MERCADO DE CAMBIO

Páginas: 13 (3116 palavras) Publicado: 5 de abril de 2015
O que é mercado de câmbio?

Mercado de câmbio é o ambiente abstrato onde se realizam as operações de câmbio (negociação de moedas estrangeiras) entre os agentes autorizados pelo Banco Central (bancos, caixas econômicas, corretoras, distribuidoras, agências de turismo e meios de hospedagem) e entre estes e seus clientes. É regulamento e fiscalizado pelo Banco Central do Brasil (BACEN).

O mercadode câmbio envolve as operações de compra e de venda de moeda estrangeira, as operações em moeda nacional entre residentes, domiciliados ou com sede no País e residentes, domiciliados ou com sede no exterior e as operações com ouro-instrumento cambial, realizadas por intermédio das instituições autorizadas a operar no mercado de câmbio.

No Brasil o mercado de câmbio se divide em dois segmentos,o mercado flutuante, também conhecido como câmbio turismo e o mercado livre, também conhecido como câmbio comercial. É comum a divulgação em jornais de um segmento chamado câmbio paralelo ou mercado paralelo, mas este não é autorizado pelo Banco Central, sendo, portanto, ilegais os negócios realizados neste mercado.

Qual é o papel do Banco Central no mercado de câmbio?

O Banco Central executa apolítica cambial definida pelo Conselho Monetário Nacional-CMN. Para tanto, regulamenta o mercado de câmbio e autoriza as instituições que nele operam. Também compete ao Banco Central fiscalizar o referido mercado, podendo punir dirigentes e instituições, mediante multas, suspensões e outras sanções previstas em Lei. Além disso, o Banco Central pode atuar diretamente no mercado, comprando evendendo moeda estrangeira de forma ocasional e limitada, com o objetivo de conter movimentos desordenados da taxa de câmbio.

O que é taxa de câmbio?

É a relação de valor entre duas moedas, também chamado de paridade entre moedas. Atualmente, a taxa de câmbio no Brasil é flutuante, ou seja, é uma taxa livre que pode ser pactuada entre as partes, oscilando de acordo com as variações do mercado. No casodo câmbio turismo a oscilação é bastante sensível à demanda e à oferta da moeda no mercado local.
Hoje não existe nenhuma regulamentação oficial que determine a taxa (no passado já foi fixada pelo governo brasileiro, o chamado câmbio fixo). No entanto, o governo pode intervir no mercado quando há grandes oscilações, com o intuito de adequar a taxa de câmbio à política monetária e cambialadotada. Faz isso retirando (compra) ou ofertando (venda) dólares no mercado brasileiro. O Banco Central divulga a taxa média praticada no mercado interbancário, conhecida no mercado por "taxa PTAX".

E então porque existe diferença entre a taxa que está no jornal e a taxa que praticamos?

As taxas que os jornais informam refletem a média do dia anterior, estando sempre desatualizada. As taxas geralmentesão do dólar comercial (importação, exportação, etc.) que serve para sinalizar a venda e a compra diária. Embora essa taxa varie durante o dia, ela é a base para o dólar flutuante, onde se enquadra o dólar turismo, pagamentos etc. A taxa do dólar turismo variará em cada região do país e será normalmente mais alta do que a do dólar comercial.

Quem pode comprar e vender moeda estrangeira?Pessoas físicas ou jurídicas podem comprar ou vender moeda estrangeira. Devem se dirigir a uma instituição autorizada a operar no mercado de câmbio com a documentação exigida. Podem comprar ou vender:

• Brasileiros e estrangeiros residentes no país.
• Brasileiros residentes no exterior.
• Turistas estrangeiros na saída do Brasil.
• Empresas brasileiras para cobertura de viagens de funcionários e/oudestinação posterior.
• Membros de corpos diplomáticos no Brasil.
• Funcionários de entidades internacionais das quais o Brasil for signatário.

Como devo proceder para adquirir moedas estrangeiras para viagens ao exterior?

Para a realização de operações é necessário que o cliente esteja com a situação cadastral regular junto à Receita Federal do Brasil. Para operações até R$ 10.000,00 basta se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mercado de cambio
  • Mercado de Cambio
  • Mercado de cambio
  • Mercado de cambio
  • Mercado de câmbio
  • Mercado de cambio
  • Mercado de Cambio
  • Mercado de cambio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!