Poster Dulc Ria

822 palavras 4 páginas
O Processo de Implantação da Educação Especial numa Perspectiva Inclusiva na Rede Municipal de Ensino de Catalão - GO: políticas, práticas e desafios.
CAROLINA DOS SANTOS ARIOZA Universidade Federal de Goiás carolarioza@hotmail.com INTRODUÇÃO

As primeiras iniciativas para a implantação de escolas inclusivas na rede municipal de ensino de Catalão, surgiram no ano de 2009. Até então, já existiam alunos com deficiência matriculados em escolas municipais, visto que o direito à matrícula para esses alunos (atualmente, engloba-se no chamado público alvo da educação especial, todo aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação) consta na legislação brasileira, mais especificamente, desde a Constituição de 88, onde, no seu artigo 206, inciso I, estabelece a “igualdade de condições de acesso e permanência na escola” e traz como um dos seus objetivos fundamentais “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação” (art. 3, inciso IV). Entretanto, esses alunos não recebiam até então, nenhum tipo de acompanhamento especial, e eram encaminhados para a escola especial Santa Clara. Formou-se então um departamento, dentro da secretaria municipal de educação, que ficou responsável por coordenar esse processo, nomeado “Coordenadoria de Educação Especial”. A partir desse momento pode-se notar os primeiros passos dados pelo município com o intuito de aderir aos ideais de uma escola inclusiva.

OBJETIVOS
O trabalho buscou compreender como se deu esse processo de implantação, bem como compreender a organização atual dessa modalidade de ensino na rede municipal de ensino de Catalão.

METODOLOGIA
A metodologia utilizada foi a análise de documentos, entrevistas e aplicação de questionários.

DISCUSSÃO
Até agora podemos destacar dois momentos importantes para a inclusão na rede. Entre 2009-2012 o município além de aderir à inclusão e dar início a algumas adaptações

Relacionados