melhoria continua

Páginas: 9 (2222 palavras) Publicado: 10 de março de 2014
















PDCA


MELHORIA CONTINUA


2014













RESUMO


O conceito de melhoria continua que vem do japonês Kaizen, que em outras palavras significa mudança.
Tem o proposito de trazer mudanças positivas para o dia dia das empresas onde será implantado o Kaizem. Nas empresas de grande porte é muito comum a utilização do Kaizem, com afinalidade de melhoria na qualidade do produto final.
Para que assim a empresa ganhe espaço no mercado em que atua, tendo não só um bom preço para o comércio mas também um produto de qualidade.
Como o mercado de produtos e serviços esta cada vez mais competitivos é muito comum as empresas implantarem o Kaizem em sua linha de produção ou até mesmo para organização de serviçosburocráticos, para que assim a empresa possa ter não só um bom produto, mas também uma boa organização com seus documentos e arquivos que possam ser armazenados para uma consulto posterior.




































Sumário


Introdução...................................................4
Evolução das Equipes de Melhoria.............5
Melhoria daQualidade................................6







































Introdução

Não existe mais dúvida para ninguém que a abertura dos mercados e a consciência da importância da preservação do meio ambiente e a se transformaram em competitividade para as organizações. Por outro lado, as empresas “redescobriram” um capital relegado a segundo plano pormuitos anos: as pessoas da empresa, o seu maior capital.

Na maioria das empresas seus colaboradores foram selecionados, contratados, treinados e postos a trabalhar sob rígidos modelos ultrapassados. Toda a experiência acumulada nas tarefas aprendidas e gerada nas anteriores ou nas posições anteriores tinha servido muito pouco, já que o uso do intelecto para desafiar as metas e paradigmas instaladosnão estava sendo usado pelas pessoas detentoras das funções.

Esquemas competitivos foram gerados baseados, principalmente, em performances individuais que ao invés de promover a cooperação e melhoria dos resultados gerou desgastes e “lutas” entre indivíduos e áreas, em nome do “estar fazendo o melhor”.

Dentro deste panorama surge uma grande revolução trazida pela Qualidade e Produtividade.Elas mostraram para todos os gerentes do mundo todo o que se pode obter quando se trabalham juntos na solução de problemas comuns. Quando os colaboradores focam objetivos comuns mudanças ocorrem na empresa e dentro deles mesmos. A combinação de múltiplas inteligências individuais e funcionais resulta na soma de resultados nunca antes atingidos.

É sobre esta mudança que estaremos escrevendoneste trabalho.


Evolução das Equipes de Melhoria


Como sabemos e os livros comprovam, a condução dos “empregados” durante mais de um século no Ocidente foi baseada nas idéias de Frederick W. Taylor, condensadas na denominada “Administração Científica”. Através deste enfoque o “empregado” estava sendo considerado apenas como uma extensão da máquina. As melhorias de produtividade e de métodoseram somente implementadas segundo a visão de “especialistas”. Os proprietários das empresas ou diretores tomavam suas decisões e transferiam suas informações e determinações através de “capatazes, chefes ou supervisores” para, assim, serem passadas aos “empregados” nas linhas de produção.

Sobre o assunto escreve A. Maximiano: Enquanto Taylor, Pierre du Pont e Sloan desenvolviam as idéiasfundamentais que evoluíram para a moderna teoria da administração, algo muito interessante estava acontecendo nas linhas de produção massificada inventada por Ford: outra escola estava nascendo, a escola da qualidade. A escola da qualidade teve um desenvolvimento paralelo ao das outras escolas até a metade do século XX, quando se juntou a outros conceitos e tornou-se um enfoque também sistêmico....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MELHORIA CONTINUA
  • Melhoria continua
  • Melhoria continua
  • Melhoria continua
  • Melhorias continuas
  • MELHORIA CONTÍNUA
  • melhoria continua
  • MELHORIA CONTINUA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!