MELHORIA CONTINUA

Páginas: 11 (2668 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2013
Os Três Segredos para o Sucesso das Equipes de Melhoria Contínua
 
1.    INTRODUÇÃO
O aumento contínuo da competitividade no mercado influenciado principalmente pela globalização e consequentemente pela internacionalização da economia, faz com que as organizações implementem modelos gerenciais que alicerçados em conceitos fundamentais reconhecidos internacionalmente as preparem a operarem numcenário de redes dinâmicas e aberta, a se aperfeiçoarem, a se adaptarem às mudanças e à liderança no mercado.  
Mas, que fundamentos expressam esses conceitos reconhecidos internacionalmente e encontrados em organizações líderes de mercado? De acordo com a FNQ (2006) estes fundamentos são:   Pensamento Sistêmico, Aprendizado Organizacional, Cultura de Inovação, Liderança e Constância dePropósitos, Orientação por Processos e Informações, Visão de Futuro, Geração de Valor, Valorização das Pessoas, Conhecimento sobre o Cliente e o Mercado, Desenvolvimento de Parcerias e Responsabilidade Social.
As organizações líderes mundiais traduzem estes fundamentos em práticas e padrões e as tornam organizações de alto desempenho. Destacamos aqui, a promoção das atividades de equipes de melhoriacontínua que traduz a implementação da cultura da inovação e do aprendizado organizacional em suas práticas cotidianas.
Para a FNQ (2006) a inovação é vital em um mundo de constantes mudanças e deve permear toda organização. Já o aprendizado contínuo deve ser permanente e não pode ficar separado do local de trabalho. Deve-se incentivar a experimentação, implementar melhorias e inovações de formasustentada e disseminar e compartilhar melhores práticas.
Abordaremos três fatores que são primordiais para a implementação da prática da melhoria contínua e do fortalecimento dos fundamentos da cultura da inovação e do aprendizado organizacional.
 2.    EQUIPES DE MELHORIA CONTÍNUA
A prática de equipes de melhoria contínua pode ser estruturada e implementada de várias formas, das quais destacamos asatividades de Círculos de Controle da Qualidade (CCQ), que teve sua origem no Japão em 1962 e chegou ao Brasil em 1971. Está presente em mais de 130 países e em mais de 500 empresas no Brasil (INDG, 2004).
De acordo com Campos (1995) a prática do Círculo de Controle da Qualidade é a extensão da prática do controle da qualidade ao nível de executantes. Por meio das equipes de CCQ é possível aosexecutantes exercerem o controle, propondo alterações aos procedimentos operacionais por meio do método de solução de problemas (PDCA). Sendo assim, a finalização, o acabamento do Gerenciamento da Qualidade Total é parte inseparável desta.
Pessoa (2007) enfatiza que a participação dos CCQ dar-se-á inicialmente, resolvendo pequenos problemas da área de trabalho utilizando o ciclo PDCA e, com otempo, depois que os empregados ganham experiências nas atividades de melhoria contínua, os problemas resolvidos podem ser aqueles advindos da alta direção ou da própria unidade gerencial a qual a equipe pertença.
Mas, afinal, o que vem a ser equipes de Círculos de Controle da Qualidade ou de Melhoria Contínua? São atividades de equipes voluntárias e autônomas, formado geralmente por 3 a 7 pessoas deuma mesma área de trabalho, para solução de problemas atuais e potenciais da organização de forma contínua. Tendo como principais objetivos: 
Promover o crescimento dos empregados, por meio do autodesenvolvimento e da autorrealização.
Melhorar o relacionamento humano e a integração dos empregados, fortalecendo o trabalho em equipe.
Desenvolver habilidades dos empregados no uso de metodologiase ferramentas da qualidade.
Melhorar processos e aumentar a produtividade.
Melhorar as condições de trabalho.
Tradicionalmente, as equipes de Círculos de Controle da Qualidade podem desenvolver projetos que:
Melhore a eficiência e a produtividade dos equipamentos e processos
Melhore a qualidade dos produtos, serviços e processos
Melhore a saúde e segurança dos empregados
Aumente a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • melhoria continua
  • Melhoria continua
  • Melhoria continua
  • Melhoria continua
  • Melhorias continuas
  • MELHORIA CONTÍNUA
  • melhoria continua
  • MELHORIA CONTINUA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!