MEIOS DE CONTRASTE

Páginas: 5 (1235 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2013
MEIOS DE CONTRASTE


DEFINIÇÃO:
Contraste: São todas as diferenças de tonalidades perceptíveis a olho humano.

Meio de contraste: São substâncias que absorvem os raios x com maior ou menor intensidade que o meio natural, São introduzidos no organismo com a finalidade de visualizar tecidos ou órgãos que são insensíveis aos raios-X simples. É usado para superar a ausência de diferença deatenuação nos tecidos moles. Os meios de contraste possibilitam a visualização das diferenças entre os órgãos e demais estruturas anatômicas estudadas em um determinado exame.

CLASSIFICAÇÃO:
Natural: Ossos, músculos, gordura e ar
Artificial: São as substâncias introduzidas no corpo que permitem a visualização de estruturas tais como: vasos sanguíneos, bexiga, rins, alças intestinais etc..,(meio de contraste baritados e iodados)

DIVISÃO:
Contraste positivo ou radiopaco: São sustâncias de densidade maior que o meio que o circunda.
Ex: Sulfato de bário e as soluções iodadas.

Contraste negativo ou radiotransparentes: São substância de densidade menor que o meio que o circunda.
Ex: Ar

APRESENTAÇÃO:
Sulfato de bário: Não se dissolve na água , vem em embalagem tipo: copo de150/200ml. Na sua forma natural é uma substância pulverizada semelhante a giz, é inodoro. Utilizado nos exames do trato gastro intestinal e tem como característica sua eliminação total pelo aparelho digestivo.
Ex: Gastrobar, Neobar, Bariogel, cebolar.

Contrastes iodados: Vem adicionado em ampolas para uso parenteral, volume e concentração variam de fabricante para fabricante entre20,40,50,250ml.
Ex: Uromirom, Reliev, Hypaque

Contraste iodado sólido: Além dos contrastes iodados líquidos também têm contraste iodado sólidos, sob a forma de comprimidos usados para os exames de colicistograma oral (exame do sistema biliar).
Ex: Colibrina, Telebrix, Telepaque.

INDICAÇÕES:
Os contrastes são utilizados por via endovenosa, oral, retal. Os contrastes baritados são usados nos exames dotrato digestivo e intestinal. Os contrastes iodados são usados em exames como: urografia, histerossalpingografia, angiografia, arteriografias e outros.


CUIDADOS E RÍSCOS
Meio de contraste Baritado:
1) Utilizar com cuidado em pacientes debilitados, velhos e crianças, pois pode ocorrer ruptura intestinal, constipação e alergia aos componentes;
2) Não deve ser administrado bário sempre quefor precedido por exames como endoscopia digestiva alta, colonoscopia e retosigmóideoscopia;
3) Não deve ser administrado, quando houver possibilidade de vazamento para o interior da cavidade peritonial. Este escape pode ocorrer através de uma víscera perfurada ou durante cirurgia que se segue a um procedimento radiológico. Em qualquer dos dois casos, meio de contraste iodado hidrossolúvel deveser administrado, pois o sulfato de bário não é absorvível;
4) O meio de contraste baritado nunca deve ser administrado na corrente sangüínea;
5) Também deve se evitar administração do meio de contraste baritado sempre que houver risco de aspiração do mesmo para a árvore brônquica, pois tal fato pode causar pneumonia.

OBS: Uma das funções normais do intestino grosso é a absorção de água.Qualquer mistura de sulfato de bário remanescente no intestino grosso após um exame do trato gastrointestinal superior ou enema baritado pode se tornar endurecida e de alguma forma solidificada no intestino grosso e conseqüentemente ser difícil de evacuar. O paciente deve obrigatoriamente ingerir líquidos até que as fezes estejam livres de todos os traços de bário.

Meio de contraste Iodado:
1)Utilizado nos exames do aparelho urinário, ginecológico, trato biliar, artérias e veias, articulações, glândulas salivares e canal lacrimal, sendo os dois últimos poucos utilizados atualmente;
2) Cuidar a idade do paciente verificar se o paciente tem reações alérgicas, doenças cardíacas, hipertensão, doenças respiratórias;
3) Temos a disposição no mercado atualmente os contrastes iodados e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • meios de contraste
  • Meios de contraste
  • Meios de contraste
  • meios de contraste
  • Meio de contraste
  • Meios de Contraste
  • Meios de contraste
  • Meios de contrastes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!