meios de contraste

Páginas: 12 (2890 palavras) Publicado: 7 de abril de 2014
Meios de contraste


A maioria dos casos apresentam reações adversas classificadas apenas como reações químicas que são cutâneas e não levam ao paciente risco de morte, mas o que leva na maioria dos casos um paciente ao óbito após a administração do meio de contraste é:
1. Não realizar a anamnese com precisão;
2. Falta de treinamento de emergência;
3. Falta de investigação de validadedas drogas e acessórios;
4. Pessoas não preparadas para decisão ou até mesmo administração do mesmo.
5. Não mantem acesso venoso após a administração do contraste.
Reações ao meio de contraste não são alérgicas. As moléculas do contraste são muito pequenas, cerca de (850KD) para agirem como antígenos. Apesar das reações se assemelharem nunca foi comprovado que o nosso organismo produzanticorpos contra contraste. Pacientes com asma apresentam um bom indicador de risco aumentado devido a grande incidência de broncoespasmo alergia a frutos do mar não possui relação alguma com reações aos meios de contraste (Iodo) e uma avaliação de disfunção renal deve ser feita antes de o exame ser realizado: (exames de creatinina e ureia) Não há indícios de que contraste sejam teratogênicos, entretantoo contraste administrado é encontrado no leite materno. Estudos e experiências são muito limitados para concluir que sejam totalmente seguros, portanto evitar o contraste no primeiro trimestre de gravidez é o ideal. Sempre deve ser analisado o CUSTO X BENEFÍCIO. Quando se há a real necessidade de administrar o contrate e seu benefício seja maior que o risco, vale lembrar que o risco a exposição aradiações é sempre potencialmente maior que a administração do mesmo.
A meia vida biológica dos contrastes é de apenas 60 minutos.
Aconselha as lactantes:
1. Utilizarem a bomba para remover o leite 24h antes do procedimento;
2. Utilizar a bomba para remover o leite 24h depois da administração do contraste.
Estudos apontam que após 12h da administração do contraste o contraste é essencialmenteindetectável, levando em consideração uma função renal normal da lactante. Os contrastes devido ao seu alto número atômico possuem a propriedade de atenuar mais a radiação, formando desta forma uma sombra sobre o écran que por sua vez intensificará a imagem sobre a película sensibilizando-a e formando uma segunda sombra sobre a película (filme) radiográfica que após passar pelo processo derevelação apresentará uma imagem opaca (branca superexposta). Apresentando tal propriedade o contraste possui uma função quase “mágica” de diferenciar os tecidos adjacentes de uma estrutura como mostra do exemplo abaixo:

Os principais contrastes utilizados em radiodiagnóstico convencional (Raios X) são:
Iodo;
Bário.


O Sulfato de Bário é o único contraste da substância que pode ser administradopelo ser humano, qualquer outro tipo de Bário é altamente tóxico ao organismo humano. Os contrastes iodados podem ser classificados como:
1. Iônico: Em suma são os contrastes contendo iodetos só que com maior probabilidade de reações.
2. Não iônico: A probabilidade de ocorrer um efeito colateral é menor.

BASE DE DILUIÇÃO DO IODO: (meio pelo qual o IODO é diluído).
I- Sal de meglumina; (maisviscosa menos fluidez).
II- Sal de Sódio. (menos viscosa mais fluidez)
DENSIDADE:
I- Número de átomos de iodo por mililitros de solução.
HIDROFILIA:
É a propriedade que a molécula da solução possui em dissolver em molécula de água. (AFINIDADE A ÁGUA).

Toxidade é a capacidade de uma substância envenenar.

A concentração deve ser compatível com a área ou estrutura do corpo a ser estudadaassim sendo, dependendo de sua concentração a imagem será mais ou menos nítida, e não devemos esquecer que o Iodo está ligado a um núcleo de anel benzênico, assim quanto maior o sal, maior a concentração de Iodo na solução, mais viscoso será, maior será a opacidade e maior a intolerância. Quanto mais viscoso um líquido mais oleoso ele e a resistência do líquido ao escoamento na prática...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • meios de contraste
  • Meios de contraste
  • Meios de contraste
  • Meio de contraste
  • Meios de Contraste
  • Meios de contraste
  • Meios de contrastes
  • Meios de contraste

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!