115241162351243

Páginas: 3 (568 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2013
Resenha
Gestão de Pessoas com Base em Competências
Joel Souza Dutra


A forma de gerir pessoas sofreu grandes transformações ao longo dos últimos vinte anos. Dentre as principais podemos citar:Alteração do perfil das pessoas exigido pelas empresas, deslocamento do foco da gestão por meio do controle para o foco por meio de desenvolvimento. As empresas que tem sistemas de gestão porcompetência há mais de dez anos evoluíram naturamente para definir níveis de complexibilidade para cada uma das competências requeridas das pessoas. Inicialmente, a caracterização das competências era umamistura de habilidades e de atitudes requeridas das pessoas. Ao longo do tempo, as habilidades deram lugar à caracterização de entregas requeridas dos indivíduos e as atitudes deram lugar aocomportamentos observáveis. O uso do conceito de competência também permitiu o surgimento de uma gestão de pessoas mais alinhada com expectativas e as necessidades das organizações e dos indivíduos.
Acompetência é compreendida por muitas pessoas e por alguns teóricos da administração como um conjunto de conhecimentos e atitudes necessários para que a pessoa desenvolva suas atribuições e responsabilidades. Oindivíduo é avaliado e analisado para efeitos de admissão, demissão, promoção, aumento salarial, etc.., levando –se em consideração sua capacidade de entregar-se à empresa. Embora tenhamos sidoeducados para olhar as pessoas pelo que fazem ( e é dessa forma que os sistemas tradicionais as encaram), intuitivamente valorizamos as pessoas por seus atos e realizações, não pela descrição formal desuas funções ou atividades. A chefia da empresa nem sempre consegue fazer tal distinção, e ambos continuam a ser vistos como funcionários iguais.
O conceito de complexibilidade permite-nos avaliar onível da entrega e da agregação de valor das pessoas. No passado, eu podia dizer que um supervisor de produção agregava mais valor que um ajudante de produção, hoje, não existe mais o ajudante de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!