Meio tecnico cientifico informacional

Páginas: 8 (1924 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014





MARIANA ARNDT BARBOSA
LUCAS BRASIL DE OLIVEIRA
ALESSANDRO GABRIEL
EDUARDO AMORIM SIQUEIRA
3D - MANHÃ






MEIO TÉCNICO CIENTIFICO INFORMACIONAL

INTRODUÇÃO: Mariana

A fase atual da história da humanidade, marcada pelo que se denomina revolução científico técnica, é frequentemente chamada de período técnico-científico. Em fases anteriores, as atividades humanasdependeram da técnica e da ciência. Nesta nova fase histórica, o mundo está marcado por novos signos, como: a multicionalização
das firmas e a internacionalização da produção e do produto; a generalização do fenômeno crédito, que reforça as características da economização da vida social; os novos papéis do Estado em uma sociedade e uma economia mundializadas, o frenesi de uma circulação tornada fatoressencial da acumulação; a grande revolução da informação, que liga instantaneamente os lugares, graças aos processos da informática.


1.0 MEIO TECNICO CIENTIFICO INFORMACIONAL Brasil

O meio técnico científico informacional começou, aproximadamente, logo após a Segunda Guerra Mundial, porém, só teve sua real afirmação de “meio técnico cientifico informacional” em 1970, quando a técnica e aciência se juntam a ponto de alguns autores adotarem o termo “tecnociência”, para enfatizar a inseparabilidade atual dos dois conceitos e das duas práticas.
Nesta nova etapa, foi necessária a inserção de novas tecnologias e de informação, estas que estão fortemente ligadas à informática, robótica, telecomunicação, química, uso de novos materiais, biotecnologia, engenharia genética, entre muitosoutros.
Essa revolução é um dos principais combustíveis para o desenvolvimento do capitalismo moderno e especialmente do processo de globalização que visa uma flexibilidade de informações, além de um acelerado dinamismo no fluxo de capitais e mercadorias. Diante dessa afirmativa, veja a seguir alguns itens indispensáveis na economia contemporânea:

Tecnologias ligadas às telecomunicações: antenasvia satélite, torres de telefonia móvel, cabos de fibra óptica, redes de computadores, satélites, satélites de TV e rádio e tudo que possibilita a velocidade das informações e automaticamente dos capitais e bens. A partir desses elementos, um investidor pode facilmente diagnosticar os riscos que um determinado país pode oferecer, então certamente não será o foco de tal investimento. Nesse mesmosentido é possível realizar transações econômicas em vários níveis sem sair do lugar, isso através do teclado ou de um mouse de computador.

Infraestrutura em transportes: mesmo com o incremento das telecomunicações, o transporte é de suma importância nessa etapa industrial. Atualmente não há tempo a esperar, pois o mercado é extremamente dinâmico e requer velocidade, uma vez que esse está cadavez mais exigente. Desse modo, para cumprir compromissos de entrega de matéria-prima ou mesmo de mercadorias é preciso ter um aparato logístico que garanta os fluxos oriundos das indústrias. Diante disso, o que facilita o dinamismo nesse sentido é a infraestrutura, como aeroportos, portos, rodovias, entre outros.

Produção agropecuária ligada ao desenvolvimento de práticas vinculadas à pecuária eà agricultura de precisão, que tem sua base na biotecnologia, gerando uma produtividade elevada e baixos custos ao produtor.

Indústrias com máquinas e equipamentos de última geração que utilizam uma restrita mão de obra, uma vez que o processo produtivo é executado pela robótica, além de todos os setores econômico-financeiros que ingressaram em um profundo processo de modernização em suasfunções e procedimentos, a fim de atender as exigências e também competir em um mercado que cada vez é mais forte.

2.0 A IMPORTANCIA DA INFORMATICA: Alessandro

A informática passou a disseminar-se por meio de redes privadas, internas ás próprias empresas evoluindo, posteriormente, para redes interorganizacionais. Essas redes se expandiram para espaços físicos e sociais cada vez maiores,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Meio Técnico Cientifico Informacional
  • meio tecnico cientifico informacional
  • meio técnico-científico-informacional
  • Meio Técnico Cientifico Informacional
  • O meio técnico científico informacional
  • Do meio natural ao meio técnico-científico-informacional
  • DO MEIO NATURAL AO MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL
  • Meio Natural, Meio Técnico, Meio Técnico Científico – Informacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!